Roteiros

Pontos de interesse

» Forte Ponta da Bandeira no Cais da Solaria
» Mercado de Escravos na Praça do Infante D. Henrique
» Castelo dos Governadores junto ao Jardim da Constituição
» Muralhas da Cidade no centro histórico
» Museu Municipal junto à Igreja de Santo António na Rua General  Alberto da Silveira
» Estátua a El Rei D. Sebastião na praça Gil Eanes
» Marina de Lagos
» Centro de Ciência Viva de Lagos junto ao mercado municipal
» Centro Cultural de Lagos na Rua Lançarote de Freitas, 7
» Ponta da Piedade junto ao Farol da Ponta da Piedade

Parques temáticos

» Zoo de Lagos em Barão de S. João

Locais para a prática de desporto

» Na praia Meia Praia podem praticar diversos desportos náuticos
» Nas praias de Lagos até à Ponta da piedade, podem fazer Kayake
» Nas praias perto de Sagres e Arrifana, podem fazer Surf
» Aluguer de bicicletas de BTT para andar pela costa, campo ou serra
» Pesca desportiva na marina de Lagos
» Complexo desportivo de Lagos no Rossio de S. João

Locais de lazer nas proximidades

» Praia da Meia Praia localizada perto da marina de Lagos
» Praias de Lagos, desde a praia da Batata até à praia de Porto de Mós
» Praia da Luz na vila da Luz a 7 kms de Lagos
» Barragem da Bravura no Cotifo, a 9 kms de Lagos
» Campo de jogos junto aos bombeiros municipais na Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagos
» Campos de ténis no Clube de Ténis de Lagos na Rua Palos de la Frontera
» Golfe no Boavista Golf na Quinta da Boavista
» Karting no Kartódromo Internacional do Algarve na Mexilhoeira Grande

Natureza

» Mata Nacional de Barão de São João em Barão de São João
» Ria de Alvor que está localizada depois da praia Meia Praia
» Via Algarviana que pode ser feita a pé ou em BTT
» Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina em Sagres
» Observação de fauna e flora e percursos pedestres em toda a costa litoral até Sagres

Espaços internet

» Biblioteca Municipal de Lagos tem Espaço Internet e a 50 metros da Pousada o Megabyte internet café

Eventos e festividades

» Feira do Folar e Artesanato em Barão de São João na Páscoa
» Feira dos Descobrimentos em Lagos de 30 de Abril a 3 de Maio
» Festival In Lagos de 19 a 21 de Junho
» Feira Arte Doce em Lagos de 25 a 27 de Julho

Vida noturna

» Existem muitos bares em Lagos na zona histórica da cidade e perto da pousada, principalmente na rua 25 de Abril e Rua Cândido dos Reis. O Grupo Popular das Portelas tem nos meses de Julho e Agosto bailes de Verão.

 

Gastronomia

» Existe uma grande variedade de pratos de peixe, moluscos e marisco, destacando-se a famosa sardinha assada, carapaus alimados, lulas recheadas, o xarém ou as papas de milho, o cozido de grão, carne de porco com amêijoas e favas à algarvia. Nos petiscos os perceves, conquilhas, amêijoas à bolhão pato, lascas de ovas secas e nacos de polvo, moreia ou lula secos ao sol. Na doçaria, os Dom Rodrigos, o famoso Morgado, figos com amêndoa e bolinhos feitos de massa de amêndoa com recheio de ovos moles ou fios de ovos.

Praia
Lagos

Lagos: Algarve no seu melhor...

Estás perto de tudo. Das praias (a cerca de 800 m), dos restaurantes, dos bares, da marina...

Apanha boleia de um bote e vai descobrir as grutas escondidas. Descobre a beleza da Ponta da Piedade e Praia da D. Ana, uma das praias mais bonitas do país e do mundo.

Tens ruas e mais ruas de comércio tradicional com todo o tipo de coisas para todos os gostos! E aproveita para conhecer novas culturas. É que as ruas de Lagos estão cheias de estrangeiros.

Lagos já recebeu o galardão “QualityCoast Gold Award”, um prémio que certifica o município como destino turístico de referência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local.

Visita Lagos, vais ver que vais gostar!

Roteiro

Ruma a sul e vem explorar uma das cidades mais importantes da época dos Descobrimentos, banhar-te em maravilhosas praias e divertir-te na noite algarvia.

Ao chegares à Pousada, vais reparar que não faltam hóspedes de todos os cantos do mundo. Lagos é uma cidade especial e há quem venha de paragens longínquas para conhecer este pedaço do Barlavento algarvio. A Pousada está bem localizada. Cinco minutos a caminhar e encontras-te em pleno centro, a calcorrear as ruas típicas desta cidade histórica.

A praça Infante Dom Henrique e a antiga muralha, chamada “Cerca Nova”, levantada no século XVII e projetada no século anterior, são duas referências. No interior da muralha conseguirás identificar facilmente as ruas e as construções pertencentes a outros tempos.

Há também a Fortaleza – tecnicamente, uma das mais avançadas da sua época, no algarve. Desde a Fortaleza, defendeu-se Lagos de vários ataques de navios de outros impérios.

E, continuando esta espécie de viagem no tempo, dá um salto ao Mercado dos Escravos, edifício onde o primeiro navio negreiro chegou, em 1944, e onde o nome já diz tudo sobre a função que este espaço teve no passado…

Bem perto, fica o Museu de Lagos que tem acesso à Igreja de Santo António, talhada a ouro. O Museu Municipal Dr. José Formosinho – esta é a designação oficial -, foi fundado em 1932 e foi sendo desenvolvido por meio de vários esforços e constantes doações. Apresenta testemunhos dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e português.

À saída, talvez nem precises de inspirar fundo para sentires a brisa do mar que chega da Meia Praia, do outro lado da ponte. Desse lado fica, também, a Marina de Lagos, onde podes encontrar agradáveis espaços de lazer e o Museu de Cera dos Descobrimentos, com 16 cenas da época representadas fielmente.

Em Lagos a arte não está fechada entre quatro paredes, Há um roteiro que se espalha por toda a cidade (pede-o no Posto de Turismo) e que te leva a obras emblemáticas, como as do escultor João Cutileiro: a “Vénus Deitada” (uma mulher de formas generosas, a remeter para os cultos de fecundidade do Paleolítico), a estátua a El-Rei D. Sebastião e, ainda, o Tríptico alusivo à Batalha de Alcácer Quibir.

Noutro registo, tens o roteiro de ‘Street Art’, que reúne alguns dos nomes mais conhecidos da arte urbana, graças a um projeto chamado ‘ARTUrb’.

Depois de explorares bem a cidade, está na altura de mergulhares nas magníficas praias de Lagos, muitas delas galardoadas com a distinção de “ouro” pela Quercus. Estão todas relativamente próximas da Pousada. A Praia da Batata, por exemplo, fica a cinco minutos a pé.

Vale também a pena fazer um passeio de barco e explorar as famosas grutas que a costa algarvia esconde. Os mais aventureiros, podem optar por conhecê-las de kayak.

Depois de dias bem preenchidos vais adorar voltar ao centro de Lagos ao fim do dia. As ruas e praças enchem-se de gente que faz círculos aqui e ali para admirar os inúmeros artistas de rua que escolhem Lagos para mostrar as suas várias artes.

Se marcares a tua estadia para o último fim-de-semana de julho, tens um extra: a Feira Arte Doce, onde podes provar a doçaria local, feita sobretudo à base de amêndoa e figo.

Pousada de Juventude de Lagos
Preço por pessoa/noite: a partir de €10, com pequeno-almoço incluído.

 

(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude. 

Reserva já

Visitar Pousada

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos