Notícias

Alguns dos Teatros mais bonitos de Portugal

27/03/2018

O Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de março

Theatro Circo

Theatro Circo — Braga

Numa altura da história em que o panorama cultural fervilhava, Braga sente a urgência de ter mais uma sala de espetáculos, para além do São Geraldo, pequeno teatro da cidade. No início do século XX, alguns ilustres bracarenses unem-se em torno deste projeto cultural dando início à construção do Theatro Circo. A inauguração — com arquitetura de João Moura Coutinho — dá-se em abril de 1915. 
Durante 100 anos, celebrados em 2015, o Theatro Circo recebeu personalidades da cultura icónicas como foram os casos de Guilhermina Suggia ou de Arthur Rubenstein. Perto da passagem do milénio, no entanto, começou a ser claro o declínio deste espaço que apenas voltaria a recuperar o merecido esplendor em 2006,  quando reabre portas, depois de uma necessária e ampla remodelação. 
A belíssima sala principal manteve-se, destacando-se a beleza dos tetos, o lustre imponente e os requintados camarotes. 
Exemplar é também o Salão Nobre, espaço de culto repleto de pormenores de grande beleza como os frescos ou os gessos.

Pousada de Juventude mais próxima: Guimarães

 

Teatro Nacional São João

Teatro Nacional São João — Porto

A história deste teatro remonta a 1798. À época denominado de Real Teatro de São João, foi o primeiro edifício a ser construído, com o cunho do italiano Vincenzo Mazzoneschi, no Porto para servir, exclusivamente, de sala de espetáculos. Ao longo de mais de 100 anos, foi palco de dezenas de óperas até ao momento que sofre um incêndio de grandes dimensões que praticamente o destrói. José Marques Silva seria o responsável pelo projeto de reconstrução do edifício que é inaugurado em 1920, agora com fortes influências das correntes francesas. 
A designação de Teatro Nacional São João surge já no final do século XX, mais concretamente em 1992, quando o edifício é adquirido pelo Estado, depois de anos de uma vida cultural menos feliz. 
Desde então que o São João é uma referência da cidade e de todo o país. Acolhe alguns dos maiores espetáculos de teatro e é o único membro português da UTE — União dos Teatros da Europa
Se quiser ficar a conhecer toda a história de um dos mais bonitos teatros de Portugal, saiba que o São João organiza visitas guiadas que passam pelas salas de espetáculos e de ensaios, os camarins e até às áreas técnicas. Realizam-se de terça a sábado às 12h30 e o bilhete custa 5€. 

Pousadas de Juventudes mais próximas: Porto e Espinho

 

Teatro Nacional D. Maria II

Teatro Nacional D. Maria II — Lisboa

É um dos espaços culturais mais icónicos da cidade, situado em plena Praça D. Pedro IV. O Teatro Nacional D. Maria IIdeve o seu nome à rainha, tendo sido inaugurado em 1846, época em que a monarca celebrava os seu 27º aniversário. O grande mentor da criação deste espaço foi Almeida Garrett, a quem foi delegada a tarefa de dar ao teatro nacional um novo vigor. 
O projeto é da autoria de Fortunato Lodi, arquiteto italiano que se regia pelo estilo neoclássico (pórtico com seis colunas vindas de um convento extinto), tendo acrescentado ao edifício alguns pormenores reveladores de abundância.
A história do D. Maria II fica marcada pelo incêndio de grandes dimensões que ocorreu em 1964 e que destruiu o interior do espaço, inclusivamente as pinturas originais da autoria de Columbano Bordallo Pinheiro. Na altura, era Amélia Rey Colaço, um dos nomes maiores do teatro em Portugal, quem geria a sala. A reconstrução deu-se na década seguinte, mantendo-se a extraordinária Sala Garrett, o salão nobre e uma sala estúdio.

Pousadas de Juventude mais próximas: LisboaParque das NaçõesAlmada

 

Teatro Nacional de São Carlos

Teatro Nacional de São Carlos — Lisboa

Mais de 200 anos depois de ter aberto portas, o Teatro Nacional de São Carlos continua a ser a única estrutura em Portugal dedicada exclusivamente à ópera e à música sinfónica. 
José da Costa e Silva foi o arquiteto responsável pelo projeto do teatro, inaugurado em 1793, um edifício neoclássico mas que também teve influências de salas italianas do mesmo género como Teatro alla Scala de Milão. Classificado como Monumento Nacional desde 1996, custou, na época, mais de 165 contos (em escudos). 
A decoração do interior do teatro é marcada pelo barroco. Destacam-se as pinturas de Manuel da Costa no teto do salão nobre, bem como do italiano Giovanni Appiani no camarote real.

Pousadas de Juventude mais próximas: Lisboa, Parque das Nações, Almada

Teatro Lethes

Teatro Lethes — Faro

Foi inaugurado em meados do século XIX mas a história do edifício que acolhe o Teatro Lethes teve início em 1599. Começou por ser um colégio e igreja jesuíta até 1845, ano em que reabriu portas como teatro, pela mão do italiano Lázaro Doglioni que adquirira o espaço em hasta pública. 
A adaptação de uma igreja a sala de espetáculos — com o palco situado onde antes era o coro e a sala no lugar do altar-mor — teve tanto de estranho como de encantador, fazendo do Teatro Lethes um exemplar único na área cultural. A frase em latim que se lê na fachada do teatro — Monet Oblectando — significa “Instruir Divertindo”. 
As décadas seguintes foram instáveis, variando entre obras de melhoramento e períodos de encerramento. Nos anos mais recentes, chegou a albergar o Conservatório do Algarve e até uma delegação do Ministério da Cultura. Hoje, o Teatro Lethes é a casa da ACTA — A Companhia de Teatro do Algarve.

Pousada de Juventude mais próxima: Faro

Fonte _ Via Verde


Últimas Notícias
NORCHA Adventure Race
Explora Portugal com o Comboio do Conhecimento
49º Circuito Internacional de Vila Real
Festival B - Cante, Fado & Petiscos
Festas do Concelho da Lourinhã
Feira dos Saberes e dos Sabores em S. Pedro do Sul

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos