Notícias

A 26 de março: Percorre “Os Caminhos da Primeira Invasão Francesa”

19/03/2016

“Os Caminhos da Primeira Invasão Francesa” servem de cenário e tema para o passeio que se desenrola, no dia 26 de março, por caminhos e locais associados às Batalhas do Vimeiro e da Roliça.

Enquadrada na agenda do “Ano de Wellington”, promovida pelo Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a atividade pretende dar a conhecer as duas batalhas travadas no decurso da Primeira Invasão Francesa de Portugal.

Aos participantes é prometida uma jornada propiciadora de uma aliança entre o conhecimento histórico-cultural e a prática física, pontuada por momentos evocativos e simbólicos.

Transportados em autocarro próprio, os pedestrianistas começam esta viagem com um percurso pedestre pelos locais associados à memória da Batalha da Roliça, acompanhado por diversas explicações históricas. Após o almoço no Vimeiro, a tarde continua com uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Depois, com a colaboração do Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro, é apresentado um momento de demonstração de Ordem Unida.

O itinerário prossegue pelo Vimeiro com a visita, a pé, a locais associados à memória da batalha: Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário, Igreja, Quartel-General de Wellesley e Hospital de Sangue.

Findo este percurso, os participantes vão ser brindados com um lanche, que encerra da melhor maneira possível a iniciativa.

A inscrição, no valor de 12,5 Euros, inclui transporte, almoço, lanche e seguro, devendo ser efetuada no Balcão do Munícipe ou através de email para cibatalhavimeiro@cm-lourinha.pt, com envio obrigatório de nome, data de nascimento, morada, contribuinte, contacto e comprovativo de transferência bancária (IBAN PT50 0035 0405 000 1638 0230 60).

É de referir que até aos 12 anos de idade, a inscrição é gratuita.

Percurso
09h00 - Concentração no Vimeiro junto ao restaurante Braga
09h15 - Partida para a Roliça
10h00 - Passeio pedestre pelos locais evocativos da Batalha da Roliça
13h00 - Almoço convívio no Vimeiro
14h30 - Visita guiada ao CIBV
15h30 - Demonstração de Ordem Unida pelo Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro
16h00 - Passeio pedestre pelo Vimeiro
17h00 - Lanche

Completa esta experiência com o alojamento na Pousada de Juventude da Areia Branca ou Alfeizerão - S. Martinho do Porto.

 


Últimas Notícias
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19

Todas as notícias

Contacta-nos