Enquadrada na agenda do “Ano de Wellington”, promovida pelo Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a atividade pretende dar a conhecer as duas batalhas travadas no decurso da Primeira Invasão Francesa de Portugal.
Aos participantes é prometida uma jornada propiciadora de uma aliança entre o conhecimento histórico-cultural e a prática física, pontuada por momentos evocativos e simbólicos.
Transportados em autocarro próprio, os pedestrianistas começam esta viagem com um percurso pedestre pelos locais associados à memória da Batalha da Roliça, acompanhado por diversas explicações históricas. Após o almoço no Vimeiro, a tarde continua com uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. Depois, com a colaboração do Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro, é apresentado um momento de demonstração de Ordem Unida.
O itinerário prossegue pelo Vimeiro com a visita, a pé, a locais associados à memória da batalha: Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário, Igreja, Quartel-General de Wellesley e Hospital de Sangue.
Findo este percurso, os participantes vão ser brindados com um lanche, que encerra da melhor maneira possível a iniciativa.
A inscrição, no valor de 12,5 Euros, inclui transporte, almoço, lanche e seguro, devendo ser efetuada no Balcão do Munícipe ou através de email para cibatalhavimeiro@cm-lourinha.pt, com envio obrigatório de nome, data de nascimento, morada, contribuinte, contacto e comprovativo de transferência bancária (IBAN PT50 0035 0405 000 1638 0230 60).
É de referir que até aos 12 anos de idade, a inscrição é gratuita.
Percurso
09h00 - Concentração no Vimeiro junto ao restaurante Braga
09h15 - Partida para a Roliça
10h00 - Passeio pedestre pelos locais evocativos da Batalha da Roliça
13h00 - Almoço convívio no Vimeiro
14h30 - Visita guiada ao CIBV
15h30 - Demonstração de Ordem Unida pelo Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro
16h00 - Passeio pedestre pelo Vimeiro
17h00 - Lanche
Completa esta experiência com o alojamento na Pousada de Juventude da Areia Branca ou Alfeizerão - S. Martinho do Porto.