Notícias

Comemoração do São Martinho em Alijó

09/11/2017

No Dia de São Martinho, a 11 de novembro, comemora-se também o Dia do Município de Alijó com a realização da Feira Anual

Em Alijó comemora-se o dia de São Martinho. São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo, que foi capaz de trazer o verão ao outono e, graças a ele, todos os anos se comem castanhas. Descobre a história por trás do Dia de São Martinho!

Lenda de São Martinho:
Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.
O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro, em Alijó comemora-se também o Dia do Município com a realização da feira anual, com animação de rua a cargo do grupo de teatro-OFITEFA de Favaios e com a mostra de produtos da terra e muito mais.


Por isso já sabes, aproveita a Pousada de Juventude de Alijó em pleno Douro Vinhateiro e vem festejar o São Martinho, comer castanhas e provar o vinho.

 


Últimas Notícias
Melgaço, à descoberta do Natal
Junta os teus amigos no Natal
Ainda não encontraste sítio para entrar em 2020?
Quebra-nozes "o musical" – Europarque em Santa Maria da Feira
PERLIM - O maior parque temático de Natal do País
NA´TAL CERVEIRA 2019

Todas as notícias

Contacta-nos