Notícias

Comemoração do São Martinho em Alijó

09/11/2017

No Dia de São Martinho, a 11 de novembro, comemora-se também o Dia do Município de Alijó com a realização da Feira Anual

Em Alijó comemora-se o dia de São Martinho. São Martinho foi um cavaleiro, um monge e um santo, que foi capaz de trazer o verão ao outono e, graças a ele, todos os anos se comem castanhas. Descobre a história por trás do Dia de São Martinho!

Lenda de São Martinho:
Corria o ano de 337, no século IV, e um outono duro e frio assolava a Europa. Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que não tinha mais nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar.
O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo.

É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro, em Alijó comemora-se também o Dia do Município com a realização da feira anual, com animação de rua a cargo do grupo de teatro-OFITEFA de Favaios e com a mostra de produtos da terra e muito mais.


Por isso já sabes, aproveita a Pousada de Juventude de Alijó em pleno Douro Vinhateiro e vem festejar o São Martinho, comer castanhas e provar o vinho.

 


Últimas Notícias
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19

Todas as notícias

Contacta-nos