Notícias

CINANIMA 2019

05/11/2019

De 11 a 17 de novembro de 2019

Reserva já alojamento na Pousada de Juventude de Espinho e vive um mundo de experiências com a 43ª edição do CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que este ano se realiza de 11 a 17 de novembro.

O Festival, em que o filme vencedor do Grande Prémio é automaticamente apurado como candidato aos Óscares de Curtas-metragens de Animação, vai exibir um total de 350 filmes de mais de 40 países.

No dia 11 de novembro, às 19h00, na Sala António Gaio do Centro Multimeios de Espinho, o CINANIMA homenageia Bordo (Borivoj Dovnikovic), um dos melhores realizadores do cinema da animação da ex-Jugoslávia, com um programa de celebração de uma vida dedicada ao cinema de animação. Criador do "The Doll" (1961) - a sua primeira criação pessoal -, torna-se membro da International Animated Film Association e do Conselho do Festival Animafest (Zagreb).

No mesmo dia faz-se a abertura oficial do Festival, às 22:00, na Sala António Gaio do Centro Multimeios de Espinho, com a exibição da longa-metragem de produção internacional “A Fantástica Viagem de Marona” (2018), dirigida pela realizadora romena de renome internacional Anca Damian, que estará presente para falar um pouco desta ante-estreia em Portugal. Neste mesmo dia, logo pela manhã, Anca possibilitará ainda uma masterclass gratuita na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, momento em que se debruçará sobre os vários aspetos da realização desta longa-metragem.

A temática dos Oceanos
Perante as mudanças planetárias, as alterações climáticas e consequente degradação dos ecossistemas, numa época em que se torna impossível dissociar os mares do plástico, o CINANIMA, que, de forma ressonante, sempre refletiu temas da atualidade, apresenta um programa de cinema de animação diversificado sobre os Oceanos, a ser exibido dia 14 de novembro, às 15.30 na Sala António Gaio. Momento de reflexão sobre a problemática ambiental e a urgência da sustentabilidade, abre portas a acões de sensibilização e de intervenção a decorrer ao longo da semana do Festival.

Em articulação com a ACA: Ações de Cultura e Ambiente da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, a CIIMAR – Centro de Interdisciplinar de Investigação Marinha e a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, haverá espaço para uma perfomance, dia 15 de novembro, às 21:30, e para as exposições “Mar de Plástico” (Ocean Action), “Mãos de Sal” e "Espinho é Mar, Espinho é Terra", que estarão patentes ao longo da semana, a par de conversas que permitirão, não só alargar o espaço de debate, bem como uma participação mais ativa do público no espaço do Centro Multimeios de Espinho.


Três filmes portugueses na competição internacional
Nesta nova Edição estarão três filmes portugueses na Competição Internacional.

No dia 14 de novembro, às 22.00 será exibida a curta-metragem “A Mãe de Sangue”, de Vier Nev.

Dia 15, sexta-feira, às 17h, será apresentado o filme “Purpleboy”, de Alexandre Siqueira, premiado no Festival Curtas de Vila do Conde, uma co-produção entre Portugal, França e Bélgica, pelas mãos de Bando à Parte, Rainbox Productions e Ambiences.

Premiada com o Prémio do Júri do Festival de Cinema de Animação de Annecy, em França, e distinguida com o Prémio para Melhor Música Original, da autoria do compositor canadiano Normand Roger, a curta-metragem “Tio Tomás. A Contabilidade dos Dias”, da prestigiada cineasta Regina Pessoa, com co-produção francesa, portuguesa e canadiana, será exibida na sexta-feira à noite, dia 15, às 22.

Nesta edição, foram selecionados, para a Competição Internacional de Curtas-Metragens 50 filmes; 4 filmes para a Competição de Longas-metragens e 33 filmes para a Competição de Filmes de Estudantes.

Parcerias internacionais e Retrospetivas
Apostando na diversidade de parcerias internacionais com festivais de cinema de animação, o CINANIMA dedica, nesta 43.ª Edição, retrospetivas a vários países, de entre os quais, Grécia, Roménia e Croácia. Com curadoria de festivais como o Anima Syros, o Anim'Est e o Animafest Zagreb, promove o cinema de animação contemporâneo internacional. Dá também ênfase à animação francesa selecionada pela Escola La Poudrière e estónia pelo Estonian Film Institute. A representatividade da animação croata sai reforçada, este ano, com a exibição de um programa selecionado pela Academia de Artes da Universidade de Zagreb.


Atividades paralelas durante o Festival

Para além dos filmes, o Festival possibilita 7 masterclasses gratuitas com os melhores profissionais da área, 7 workshops, quatro exposições e sessões Q&A. Destacam-se as masterclasses da premiada realizadora Anca Damian na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no dia 11 de novembro, às 10.00; e a masterclass do consagrado casal estónio Olga e Priit Pärn, na Sala António Gaio, dia 16, às 19.00, a par de um espetro alargado de workshops que decorrem em regime diurno e noturno.

Esta Edição traz outras novidades: uma Mesa Redonda - "O Panorama Global das Longas-Metragens de Animação - Presente e Futuro", com o objetivo de promover um painel com profissionais ligados à criação, produção e realização de longas- metragens de animação, no qual se irá refletir sobre o papel que as longas-metragens passaram a assumir nesta indústria; e o European Young Talents Showcase, que, em parceria com várias instituições académicas nacionais e a APPA - Associação Portuguesa de Produtores de Animação, se destina à descoberta e profissionalização de novos talentos e que irá acontecer ao longo da semana.

O CINANIMA decorre em vários espaços de Espinho, maioritariamente no Centro Multimeios, marcando presença no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho, no Auditório do FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho e na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Mas não só. O CINANIMA leva o cinema de animação às juntas de freguesia e masterclasses gratuitas às escolas concelhias de ensino secundário.

Estará também presente no Porto e Matosinhos, com sessões de exibição na Reitoria da Universidade do Porto e masterclasses gratuitas na ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

O CINANIMA é organizado pela Cooperativa Nascente e Câmara Municipal de Espinho e tem o apoio, entre outros, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual e do Media - Europa Criativa da União Europeia


Últimas Notícias
NA´TAL CERVEIRA 2019
Festa do Espumante de Melgaço
Fighting Spirit 9 em Évora
Mascararte - IX Bienal da Máscara
Extreme Gerês Marathon
Castelo Branco recebe Colóquio sobre Desporto Adaptado e Inclusão

Todas as notícias

Contacta-nos