Notícias

Feira Saloia da Vila da Lourinhã

21/05/2018

De 26 a 27 de maio de 2018

Designa-se como saloia ou saloio o habitante natural das zonas rurais dos finais do século XIX, início do século XX na região da grande Lisboa, denominando-se por região saloia. No passado a maioria dos habitantes da Lourinhã viviam da agricultura, praticada em campos, hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas de excelência (frutas, batatas, hortaliças, coelhos, aves, ovos, cereais, …), esta região desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica.
A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas em algumas das nossas aldeias.

A Freguesia de Lourinhã e Atalaia convida-o a visitar e recordar o século passado, na Vila da Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos.

Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a Vila do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade.

Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia pretende fazê-lo reviver esta época e vivenciar durante o evento: Comércio Aberto à Noite ♦ Animação Infantil ♦ Carrossel Artesanal de Madeira ♦ “Adegas” / Tasquinhas ♦ Artesanato ♦ Bandas Filarmónicas ♦ Doçaria ♦ Jogos Tradicionais ♦ Música Popular ♦ Prova de Aguardente D.O.C. Lourinhã ♦ Quinta Pedagógica ♦ Ranchos Folclóricos ♦ Teatro de Rua.

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Areia Branca e vive um mundo de experiências com as recordações históricas. 

Visualiza o programa completo aqui!


Últimas Notícias
Melgaço, à descoberta do Natal
Junta os teus amigos no Natal
Ainda não encontraste sítio para entrar em 2020?
Quebra-nozes "o musical" – Europarque em Santa Maria da Feira
PERLIM - O maior parque temático de Natal do País
NA´TAL CERVEIRA 2019

Todas as notícias

Contacta-nos