Notícias

Feira Saloia Lourinhã

28/05/2019

Revive o século Passado e explora o Concelho da Lourinhã!

Designa-se como saloia ou saloio o habitante natural das zonas rurais dos finais do século XIX, início do século XX na região da grande Lisboa, denominando-se por região saloia.

No passado a maioria dos habitantes da Lourinhã viviam da agricultura, praticada em campos, hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas de excelência (frutas, batatas, hortaliças, coelhos, aves, ovos, cereais, …), esta região desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica.

Aproveita e vem conhecer a Feira Saloia no próximo fim de semana!

A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas em algumas das nossas aldeias. A Freguesia de Lourinhã e Atalaia convida-o a voltar ao século passado onde regularmente a população ia à Vila da Lourinhã para vender e comprar os seus produtos.

Nesta época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação sendo a Vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade. Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia pretende assim fazê-lo reviver esta época.

 

Faz já a tua reserva na Pousada de Juventude de Areia Branca


Últimas Notícias
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19
V Festival Papas de Milho 2020
Programa cultural para celebrar o Dia Internacional da Mulher em Melgaço

Todas as notícias

Contacta-nos