Notícias

Feira Saloia Lourinhã

28/05/2019

Revive o século Passado e explora o Concelho da Lourinhã!

Designa-se como saloia ou saloio o habitante natural das zonas rurais dos finais do século XIX, início do século XX na região da grande Lisboa, denominando-se por região saloia.

No passado a maioria dos habitantes da Lourinhã viviam da agricultura, praticada em campos, hortas e pomares, e do comércio de produtos agrícolas de excelência (frutas, batatas, hortaliças, coelhos, aves, ovos, cereais, …), esta região desenvolveu também uma gastronomia bastante variada e rica.

Aproveita e vem conhecer a Feira Saloia no próximo fim de semana!

A maneira de trajar também era muito própria, incluindo o colete e o barrete que até há poucos anos ainda era usado por pessoas mais velhas em algumas das nossas aldeias. A Freguesia de Lourinhã e Atalaia convida-o a voltar ao século passado onde regularmente a população ia à Vila da Lourinhã para vender e comprar os seus produtos.

Nesta época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação sendo a Vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade. Artesãos que mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio e saltimbancos que animavam as ruas, a Freguesia de Lourinhã e Atalaia pretende assim fazê-lo reviver esta época.

 

Faz já a tua reserva na Pousada de Juventude de Areia Branca


Últimas Notícias
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19
V Festival Papas de Milho 2020
Programa cultural para celebrar o Dia Internacional da Mulher em Melgaço
The Tall Ships Races Lisboa 2020
43ª edição do Rali à Lampreia em Monção
Guns N' Roses no Passeio Marítimo de Algés

Todas as notícias

Contacta-nos