Notícias

Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos em Bragança

11/02/2019

De 1 a 3 de março de 2019

De 1 a 3 de março, a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança para um evento único, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos!

O Município de Bragança decidiu aliar dois dos eventos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano e criar algo inédito, propondo um fim-de-semana intenso que funde o melhor do fumeiro trasmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos.

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Bragança e vive um mundo de experiências carnavalescas.  Carnaval. 

Festival do Butelo e das Casulas

Com um espaço reformulado e mais atrativo, a Praça Camões volta a ser o epicentro do certame que, este ano, além do espaço de venda de fumeiro (com especial enfoque no Butelo) e produtos regionais, recebe várias conferências e demonstrações gastronómicas, com o Chef Óscar Gonçalves, brigantino vencedor de uma Estrela Michelin, o Chef Luís Portugal, Bib Gourmand do Guia Michelin, Pedro Jorge, o simpático e irreverente participante do MasterChef Junior Portugal, e o Chef António com os seus formandos do IEFP – Bragança.

Mas as novidades na Praça Camões não ficam por aqui. A pensar nas famílias, o Município de Bragança preparou, também, uma “Tasquinha”, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos, animação permanente, exposição de elementos escultóricos, executados por alunos das Escolas i IPSS’s de Bragança, entre muitas outras atividades.

Para os mais novos, além das experiências gastronómicas com o MasterChef Júnior Pedro Jorge, haverá a “Hora do Conto - Butelo de Histórias”.



Carnaval dos Caretos

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades. Sim, os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contato direto com este mundo ancestral e autêntico.

Assim, dia 2 de março (sábado), a partir das 15h00, os Caretos chegam à cidade, este ano com um inédito “Assalto ao Fumeiro”, no caso, ao Butelo! Os Caretos assaltam a Praça Camões para roubar fumeiro, numa representação daquilo que é tradicional acontecer nas aldeias, onde, por alturas das Festas de Santo Estevão e dos Reis, os irreverentes mascarados tomam de assalto as cozinhas de quem lhes nega uma oferta nas típicas rondas.

De seguida, a partir das 17h00, decorre o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica, que além das centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha, conta com a participação especial de alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social, num sentido de promoção das nossas tradições junto dos mais pequenos, aumentando o seu sentimento de pertença, e com um forte cariz de responsabilidade social, revelando-se como um momento inclusivo para todos, sem exceção. No final do desfile, na Praça Prof. Cavaleiro de Ferreira, acontece a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos.

Dia 3 de março (domingo), às 17h00, na Praça Camões, será apresentada a mais recente publicação do Município de Bragança – “Máscaras Rituais de Portugal”, uma obra que reúne fotografias e descrições pormenorizadas de todas as Máscaras e Tradições existentes nos rituais de inverno em Portugal. Mais do que um catálogo de uma exposição do colecionador transmontano Roberto Afonso realizada em Bragança, trata-se de um documento etnográfico com acervo histórico, com máscaras feitas por artesãos locais, algumas das quais utilizadas nos respetivos rituais in loco, e com descrições escritas por pessoas que viveram e vivem estas tradições no seu local de origem.

A fechar o Carnaval dos Caretos, no dia 6 de março (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, o Diabo, a Morte e a Censura saem à rua, recriando uma tradição secular.

Visualiza o Programa completo aqui!

 

 


Últimas Notícias
Festas de Constância 2019
Expo Lourinhã 2019
Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
Circuito de SURF do Centro 2019
Moinhos Abertos da Lourinhã
Oeste Retro Games Festival Lourinhã

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos