Notícias

Festival Internacional de Documentário de Melgaço - Filmes do Homem

30/07/2018

Festival conta com 27 filmes nacionais e internacionais em competição.

Até domingo, o festival vai receber, para além da exibição de dezenas de filmes, exposições, oficinas, residências criativas, um curso de verão e um encontro sobre literacia para o cinema, entre outras atividades.

Em competição para a melhor longa-metragem internacional vão estar 13 filmes, incluindo os portugueses "Luz Obscura", de Susana de Sousa Dias, "O Termómetro de Galileu", de Teresa Villaverde, "Bostofrio, où le ciel rejoint la terre", de Paulo Carneiro, "A Casa", de Rui Simões, "Herança", de Flávio Cruz e "Os Cantadores de Paris", de Tiago Pereira.

No concurso de curtas ou médias-metragens competem 14 obras, incluindo os portugueses "Armindo e a câmara escura", de Tânia Dinis, "Exposição", de Luís Azevedo e "Até à pró/cima", filmado em Lisboa por Atsushi Kuwayama, contando a lista ainda com a coprodução nacional "Norley y norlen", de Flávio Ferreira.

No centenário do nascimento do cineasta e antropólogo Jean Rouch, o festival vai exibir alguns dos seus filmes, como "En Une Poignée de Mains Amies", curta-metragem documental realizada em parceria com o português Manoel de Oliveira e inaugurar a exposição de fotografia "A descida do rio Niger", com a presença de Jocelyne Rouch, viúva do realizador.

O festival Filmes do Homem tem por objetivo "promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço".

É naquele espaço, inaugurado em 2005, que se encontra o espólio que o francês Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema, doou ao município.

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Melgaço e vive um mundo de experiências no Alto Minho. 


Últimas Notícias
CINCLUS – Festival de Imagem de Natureza em Vouzela
All Music Fest está de regresso a Melgaço
3ª Edição Trilho dos Dinossauros
Trail do Castelejo 2020
Movijovem promove visitas de estudo com a atribuição de mil estadias gratuitas a estudantes
Grande Concerto de Ano Novo no Europarque

Todas as notícias

Contacta-nos