Notícias

Lampreia do Rio Minho

15/02/2018

A Lampreia do Rio Minho é rainha nos pratos da gastronomia do Alto Minho

Até 15 de abril, a Lampreia do Rio Minho é rainha nos pratos da gastronomia da região: a ADRIMINHO, juntamente com seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – promovem a iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’. Ao longo de três meses, vários restaurantes da região apresentarão os mais saborosos pratos confecionados com o afamado ciclóstomo.

Pelos seis concelhos, há uma panóplia de restaurantes aderentes à iniciativa que apostam na diversificação dos seus pratos de lampreia – uns inovam, outros mantêm a tradição: ensopada no molho do seu próprio sangue, a maneira mais habitual de a preparar, com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados …um prato para colocar o chef à prova, já que não cativa a todos.

Melgaço participa na IX edição desta iniciativa com a presença de 12 restaurantes: Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini – Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e Verde Minho.

Faz a tua reserva na Pousada de Juventude de Melgaço e vive um mundo de experiências no Alto Minho 

 

VÁRIAS PROPOSTAS CULTURAIS
A par da sugestão gastronómica, os seis municípios aliam propostas culturais, entusiasmando à descoberta da riqueza patrimonial e paisagística da região. Em Melgaço há um programa de animação com atividades de turismo natureza ou aventura (como rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres), visitas aos espaços museológicos da rede Melgaço Museus, visitas e provas nas adegas aderentes Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato e de fumeiro.

Mas há muito mais para se descobrir no Município Mais a Norte de Portugal: a autarquia convida à participação em eventos que decorrem nessa altura, como é o caso de concertos musicais que integram a iniciativa All Music Fest, o Fim de Semana Gastronómico (23, 24 e 25 de março) e o IV BTT XCO Vila de Melgaço (25 de março). Para os apaixonados e curiosos pela lampreia seria também interessante a visita à exposição ‘As pesqueiras do Rio Minho’, o jantar vínico de harmonização da lampreia com o Alvarinho (3 de março), a caminhada temática com a simulação da pesca da lampreia ‘Pela Rota das Pesqueiras’ (4 de março) e o Showcooking e degustação do ciclóstomo (4 de março).


Últimas Notícias
XXIX Feira do Mel e da Castanha da Lousã
Buba Espinho no Pax Julia (Beja)
"Fado Contado - Histórias do Fado" em Alijó
Festa do Espumante de Melgaço
Concerto de Ana Bacalhau em Abrantes
say HI to the world

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos