Notícias

Mascararte - IX Bienal da Máscara

13/11/2019

28 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Associada às festas tradicionais integradas no solstício de Inverno, arrancou, em 2003, a Mascararte - Bienal da Máscara.

Um projecto que nasce, em Bragança, onde as tradições rurais e os rituais milenares passaram de geração em geração até aos dias de hoje, com o objectivo de divulgar as Festas de Inverno de Trás os Montes e, também, da província de Zamora (Espanha), bem como reforçar a identidade e a cultura de cada uma das regiões.

Assim, de dois em dois anos, Bragança acolhe diversos espectáculos, exposições, concursos de pintura, escultura, fotografia, arte infantil e juvenil, feira de artesanato, conferências sobre a temática da Máscara e do Traje, desfiles com grupos de mascarados, culminando com a «Queima do Mascareto», rodeado de grupos de caretos dançando ao som da gaita-de-foles, do bombo e da caixa, em interacção com a assistência, o “Mascareto” é queimado, em espectáculo de luz, som e fogo-de-artifício, num ritual mágico de purificação do espírito.

A "Queima do Mascareto" acontece no dia 30 de novembro em plena cidadela, pelas 18 horas. Posteriormente há um concerto com Sebastião Antunes e a Quadrilha. 

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Bragança e vive um mundo de experiências com as tradições milenares. 

Ver programa aqui!


Últimas Notícias
Melgaço, à descoberta do Natal
Junta os teus amigos no Natal
Ainda não encontraste sítio para entrar em 2020?
Quebra-nozes "o musical" – Europarque em Santa Maria da Feira
PERLIM - O maior parque temático de Natal do País
NA´TAL CERVEIRA 2019

Todas as notícias

Contacta-nos