Notícias

Mascararte - IX Bienal da Máscara

13/11/2019

28 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Associada às festas tradicionais integradas no solstício de Inverno, arrancou, em 2003, a Mascararte - Bienal da Máscara.

Um projecto que nasce, em Bragança, onde as tradições rurais e os rituais milenares passaram de geração em geração até aos dias de hoje, com o objectivo de divulgar as Festas de Inverno de Trás os Montes e, também, da província de Zamora (Espanha), bem como reforçar a identidade e a cultura de cada uma das regiões.

Assim, de dois em dois anos, Bragança acolhe diversos espectáculos, exposições, concursos de pintura, escultura, fotografia, arte infantil e juvenil, feira de artesanato, conferências sobre a temática da Máscara e do Traje, desfiles com grupos de mascarados, culminando com a «Queima do Mascareto», rodeado de grupos de caretos dançando ao som da gaita-de-foles, do bombo e da caixa, em interacção com a assistência, o “Mascareto” é queimado, em espectáculo de luz, som e fogo-de-artifício, num ritual mágico de purificação do espírito.

A "Queima do Mascareto" acontece no dia 30 de novembro em plena cidadela, pelas 18 horas. Posteriormente há um concerto com Sebastião Antunes e a Quadrilha. 

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Bragança e vive um mundo de experiências com as tradições milenares. 

Ver programa aqui!


Últimas Notícias
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19

Todas as notícias

Contacta-nos