Notícias

Programa cultural para celebrar o Dia Internacional da Mulher em Melgaço

06/03/2020

Visitas gratuitas aos espaços museológicos, uma exposição de fotografia e um concerto musical

Melgaço volta a apostar na cultura para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Visitas gratuitas aos espaços museológicos, a exposição de fotografia "Mulheres", de Mercedes Vázquez Saavedra, e o concerto musical dos “Omiri” são as propostas inseridas na iniciativa “Cultura + Mulher” para comemorar a data. O objetivo é promover e divulgar a cultura da região.

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Melgaço e vive um mundo de experiências culturais. 

 

ENTRADA GRATUITA NOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS DA REDE MELGAÇO MUSEUS

No domingo, dia 8 de março, todas as mulheres são convidadas a desfrutar de uma visita gratuita aos espaços museológicos inseridos na Rede Melgaço Museus, nomeadamente ao Núcleo Museológico da Torre de Menagem, ao Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, ao Museu de Cinema Jean Loup Passek e ao Espaço Memória e Fronteira.

A Porta de Lamas de Mouro é outra das sugestões de Melgaço para este dia. As visitas poderão ser realizadas livremente dentro dos horários de funcionamento dos espaços.

 

EXPOSIÇÃO “MULHERES”

"Mulheres", de Mercedes Vázquez Saavedra, é uma mostra de fotografia que retrata mulheres de várias regiões, entre elas mulheres de Castro Laboreiro. A exposição será inaugurada no próximo sábado, dia 7 de março, pelas 16h00, e estará patente na Casa da Cultura até dia 28 de março.

O projeto é uma homenagem às mulheres do mundo rural, especialmente às mulheres das raias e das aldeias comunitárias, com as quais estabeleceu uma forte ligação, o que levou a escritora e fotógrafa galega a estudar os seus modos de vida, costumes e tradições, e posteriormente a fotografá-las.

«As mulheres da raia são mulheres muito, muito trabalhadoras, que foram pais e mães, quando os homens marcharam, elas cuidaram do gado e da fazenda, das casas e dos filhos, participaram no típico trânsito das fronteiras. As mulheres de Pitões e de Tourém falam dos galegos e das galegas, como se fossem a mesma gente: são como nós, o que é correto.

As mulheres mais velhas, as que tinham cerca de 100 anos, contaram que as suas mães ajudaram os escapados, depois da “guerra dos espanhóis” e inclusivamente algumas destas mulheres quando eram jovens, vigiavam quando as suas mães levavam os galegos pelo monte. Essa ajuda era por humanidade, elas não sabiam de política.» -  Mercedes Saavedra

 

OMIRI ANIMA A NOITE DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, pelas 22h00, Melgaço convida para o concerto musical de OMIRI, evento inserido no All Music Fest, que até maio leva à Casa da Cultura diferentes espetáculos, de diferentes géneros musicais.

OMIRI é um dos mais originais projetos de reinvenção da música tradicional portuguesa. É, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias.


Últimas Notícias
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19

Todas as notícias

Contacta-nos