Notícias

ROTA ALVADOS ALCARIA – 8 de Maio

02/05/2016

Ponto de encontro: Junta de Freguesia de Alvados, junto à Pousada de Juventude.

No próximo dia 8 de Maio, domingo, realiza-se uma caminhada pela fabulosa Costa de Alvados e Anfiteatro da Fórnea, onde se pode desfrutar de uma fenomenal paisagem verdejante, e ter a oportunidade de ver o estranho fenómeno geológico da Fórnea, que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural.

Aproveita esta oportunidade para visitares a Pousada de Juventude de Alvados - Porto de Mós e viveres um mundo de experiências na natureza. 


PERCURSO

Este percurso circunda a zona norte do Planalto de Santo António, uma unidade geomorfológica demarcada pelas falhas da Mendida e de Alvados/Mira de Aire. É por isso uma área de indiscutível interesse natural, que alberga uma interessante variedade florística, assim como avifaunística, nomeadamente o falcão-tagarote, a coderniz, o papa-figos e o tentilhão.

A cova ou depressão de Alvados, onde se situa a povoação, atinge quase 300 metros de profundidade e foi originada pelos movimentos da crosta terrestre que aconteceram durante milhões de anos. Foi deste modo que se formou a depressão de Alvados, envolta por dois planaltos: à esquerda o Planalto de Santo António que culmina na chamada Costa de Alvados; do lado direito encontra-se o Planalto de S. Mamede, partido pela escarpa da Pena da Falsa, de menor importância que a anterior.

A Fórnea assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre, um estranho fenómeno geológico dá a ilusão de ser um anfiteatro natural. Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a este local: uma depressão de milhões de anos rodeada de cursos de água.

Na zona da várzea existe um vale de oliveiras, enquanto que no espaço envolvente se encontram duas cascatas, e duas nascentes. A zona do semicírculo é envolvida pela Serra de Ladeiras, Pena de Águia e Cabeço Raposeiro. As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade com uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.


DEVE LEVAR
Água, chapéu, calçado  e roupa confortável, protector solar.


Mais informação sobre o evento 
aqui


Últimas Notícias
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"
Pousadas de Juventude disponíveis no combate à pandemia causada pela COVID-19

Todas as notícias

Contacta-nos