Notícias

Visite Ponte de Lima: "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta"

05/01/2016

Ponte de Lima apresentou o projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta", que abrange onze eventos, a realizar entre novembro do corrente ano e março de 2016.

"Criar uma maior atratividade e visibilidade para o concelho e para a região", é o objetivo do Município de Ponte de Lima ao antecipar a realização deste projeto, justificou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, na sua intervenção durante a cerimónia de apresentação do projeto. 

Perspetiva-se elevar a qualidade dos eventos organizados através da melhoria quantitativa e qualitativa de atividades complementares associadas a cada evento, contrariando a tendência sazonal, proporcionando motivos para sair de casa e confraternizar mesmos nos dias mais frios. Dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração o projeto potencia os recursos endógenos como forma de tornar este território num espaço ideal para o turismo interno e externo em época baixa, gerando novas oportunidades para a economia local, apostando numa estratégia de captação de novos públicos. 

A conjugação de esforços e interesses coloca Ponte de Lima na mira dos visitantes e turistas. As atividades decorrem em toda a vila sendo que a maioria realiza-se na tenda da Expolima, com espaço de restauração.

Novembro 
13 a 15 de novembro - V Feira do Ambiente e Energia A preservação do ambiente é uma preocupação contínua na vila de Ponte de Lima. Desta forma, a organização de uma feira que apresente produtos, equipamentos e serviços que potenciem uma maior eficiência energética e um maior aproveitamento dos recursos energéticos renováveis endógenos é fundamental. Este evento visa igualmente alertar os vários públicos para a importância das questões energético - ambientais. 

27 a 29 de novembro - I Festival da Carne Minhota Terra de sabores e de saberes, Ponte de Lima é detentora de uma gastronomia rica, variada e irresistível, confecionada à base de produtos típicos da terra. Com o objetivo promover um dos principais produtos da terra: a carne minhota, um produto de referência gastronómica do concelho, Ponte de Lima aposta no I Festival da Carne Minhota. Durante o certame os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos confecionado com Carne Minhota, com destaque para o "Naco de Minhota" e para a "Espetada do Brutus". Com inspiração na lenda do "Rio Lethes (do Esquecimento)", nas tradições locais, e no âmbito da iniciativa PROVE Ponte de Lima, nasceu um novo prato, a "Espetada do Brutus". Estes pratos vêm enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho, tendo por base a carne da raça minhota. 

Dezembro 
04 a 06 de dezembro - IV Festa da Gente Miúda e do Livro Infantil Desde ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa da Gente Miúda é um espaço onde a magia e a imaginação infantil vão dar largas ao sonho e à criatividade, e que se complementa com a Feira do Livro Infantil, evento que se realiza há vários anos e que tem vindo a alargar a sua abrangência incluindo cada vez mais no seu cartaz um leque de apresentações artísticas que complementam o programa cultural, como workshops, concertos e apresentações de livros. 

11 a 13 de dezembro - V Festival do Bacalhau e da Doçaria O Bacalhau era um prato típico nas feiras quinzenais de Ponte de Lima e ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila. Neste salto qualitativo da feira para os cardápios, este prato típico de Ponte de Lima afirma a sua antiguidade com a presença na feira mais antiga de Portugal. Este evento pretende fortalecer e manter esta iguaria gastronómica, oferecendo a todos os visitantes a oportunidade de degustar o sabor autêntico do bacalhau, saborosamente envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Em simultâneo, decorre uma mostra de doces tradicionais. Preservando a tradição, a Doçaria Limiana aposta e cria novos produtos inovadores e de qualidade, o que lhe permite o fabrico de doçarias finas e tradicionais. 

18 a 20 de dezembro - I Feirão de Natal Este evento conta com decorações e cenários, inspirados na ilusão e fantasia do Natal, muita diversão e espetáculos que fazem deste evento um momento dedicado a toda a família. Não vão faltar as obrigatórias bancas com produtos para venda, num mercado tradicional, o que inclusivamente vai permitir fazer algumas compras de última hora. A toda esta animação não irá faltar a presença do Pai Natal, para gáudio dos mais novos. 

Janeiro 
15 a 17 de janeiro
 - IX Verde Noivos Este evento, visa mostrar todo o tipo de propostas e serviços para casamentos, aliado a momentos de animação, com desfiles de vestuário para noivos e noivas, danças de salão e um espaço de lazer. É uma exposição destinada a desafiar quem está em vésperas de casamento e a todos aqueles que possam estar interessados em conhecer as empresas e marcas, que, em Ponte de Lima, se dedicam à festa matrimonial. 

29 a 31 de janeiro - VII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho Promove o afamado Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, e um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho. A iniciativa apresenta-se ainda como uma mostra de diversos produtos derivados do Porco, com destaque para o fumeiro, como a chouriça de cebola, salpicão, presunto e outras delícias.Estarão presentes restaurantes, expositores de produtos regionais e de artesanato. 

Fevereiro 
12 a 14 de fevereiro
 - II Expo Saúde/Desporto Este evento visa transmitir a toda a população conhecimentos na área da saúde/desporto. Assim, estarão presentes temas das mais diversas vertentes, como a culinária, equipamentos e dispositivos médicos, bem como a divulgação de produtos relacionados com a atividade desportiva, saúde, bem-estar e beleza para todas as idades. 

26 a 28 de fevereiro - I Feira 100% Agrolimiano Tem como principal objetivo aumentar a afluência em termos turísticos, nomeadamente ao turismo gastronómico, promovendo os produtos confecionados no concelho, como as produções de mirtilos, cogumelos, mel, enchidos e fumados. A iniciativa apresenta-se ainda como uma mostra de diversos produtos endógenos. Estarão presentes vários expositores de produtos regionais e de artesanato. 

Março 
04 a 06 de março
 - II Feira dos Jardins e Espaços Verdes Ponte de Lima é uma referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e qualidade de espaços verdes, granjeando uma imagem ecológica e florida, para a qual em muito contribuíram os vários prémios atribuídos, no âmbito de concursos Nacionais e Europeus da Vila Mais Florida e o ambicioso e único - Festival Internacional de Jardins. A Feira dos Jardins e Espaços Verdes dedica-se às plantas, ao mobiliário urbano e aos produtos e materiais de suporte à atividade de produção de plantas, aos equipamentos de jardinagem e às tecnologias de gestão dos espaços verdes. Este evento é uma excelente oportunidade para os produtores nacionais apresentarem as últimas novidades deste sector. 

18 a 20 de março - III Feira Gastronómica da Lampreia Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, sendo muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e Lampreia à Bordalesa.


Últimas Notícias
IV Encontro de Resistência Moto 4 Horas TT em Alcoutim
Festival de Chocolate de Óbidos 2018
8ª RESISTÊNCIA BTT (3 HORAS) DO JUNCAL
IV Melgaço Alvarinho Trail
Lampreia do Rio Minho
Amendoeira em Flor 2018 em Vila Nova de Foz Côa

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos