Notícias

Visite Ponte de Lima: "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta"

05/01/2016

Ponte de Lima apresentou o projeto "Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta", que abrange onze eventos, a realizar entre novembro do corrente ano e março de 2016.

"Criar uma maior atratividade e visibilidade para o concelho e para a região", é o objetivo do Município de Ponte de Lima ao antecipar a realização deste projeto, justificou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, na sua intervenção durante a cerimónia de apresentação do projeto. 

Perspetiva-se elevar a qualidade dos eventos organizados através da melhoria quantitativa e qualitativa de atividades complementares associadas a cada evento, contrariando a tendência sazonal, proporcionando motivos para sair de casa e confraternizar mesmos nos dias mais frios. Dirigido aos agentes locais e aos empresários do setor turístico hoteleiro e da restauração o projeto potencia os recursos endógenos como forma de tornar este território num espaço ideal para o turismo interno e externo em época baixa, gerando novas oportunidades para a economia local, apostando numa estratégia de captação de novos públicos. 

A conjugação de esforços e interesses coloca Ponte de Lima na mira dos visitantes e turistas. As atividades decorrem em toda a vila sendo que a maioria realiza-se na tenda da Expolima, com espaço de restauração.

Novembro 
13 a 15 de novembro - V Feira do Ambiente e Energia A preservação do ambiente é uma preocupação contínua na vila de Ponte de Lima. Desta forma, a organização de uma feira que apresente produtos, equipamentos e serviços que potenciem uma maior eficiência energética e um maior aproveitamento dos recursos energéticos renováveis endógenos é fundamental. Este evento visa igualmente alertar os vários públicos para a importância das questões energético - ambientais. 

27 a 29 de novembro - I Festival da Carne Minhota Terra de sabores e de saberes, Ponte de Lima é detentora de uma gastronomia rica, variada e irresistível, confecionada à base de produtos típicos da terra. Com o objetivo promover um dos principais produtos da terra: a carne minhota, um produto de referência gastronómica do concelho, Ponte de Lima aposta no I Festival da Carne Minhota. Durante o certame os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos confecionado com Carne Minhota, com destaque para o "Naco de Minhota" e para a "Espetada do Brutus". Com inspiração na lenda do "Rio Lethes (do Esquecimento)", nas tradições locais, e no âmbito da iniciativa PROVE Ponte de Lima, nasceu um novo prato, a "Espetada do Brutus". Estes pratos vêm enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho, tendo por base a carne da raça minhota. 

Dezembro 
04 a 06 de dezembro - IV Festa da Gente Miúda e do Livro Infantil Desde ateliês educativos, de diversão e de sensibilização para algumas temáticas importantes, a Festa da Gente Miúda é um espaço onde a magia e a imaginação infantil vão dar largas ao sonho e à criatividade, e que se complementa com a Feira do Livro Infantil, evento que se realiza há vários anos e que tem vindo a alargar a sua abrangência incluindo cada vez mais no seu cartaz um leque de apresentações artísticas que complementam o programa cultural, como workshops, concertos e apresentações de livros. 

11 a 13 de dezembro - V Festival do Bacalhau e da Doçaria O Bacalhau era um prato típico nas feiras quinzenais de Ponte de Lima e ainda subsiste nas tabernas e nos restaurantes da vila. Neste salto qualitativo da feira para os cardápios, este prato típico de Ponte de Lima afirma a sua antiguidade com a presença na feira mais antiga de Portugal. Este evento pretende fortalecer e manter esta iguaria gastronómica, oferecendo a todos os visitantes a oportunidade de degustar o sabor autêntico do bacalhau, saborosamente envolvido por um molho divinal que dá à cebolada um gosto inconfundível. Em simultâneo, decorre uma mostra de doces tradicionais. Preservando a tradição, a Doçaria Limiana aposta e cria novos produtos inovadores e de qualidade, o que lhe permite o fabrico de doçarias finas e tradicionais. 

18 a 20 de dezembro - I Feirão de Natal Este evento conta com decorações e cenários, inspirados na ilusão e fantasia do Natal, muita diversão e espetáculos que fazem deste evento um momento dedicado a toda a família. Não vão faltar as obrigatórias bancas com produtos para venda, num mercado tradicional, o que inclusivamente vai permitir fazer algumas compras de última hora. A toda esta animação não irá faltar a presença do Pai Natal, para gáudio dos mais novos. 

Janeiro 
15 a 17 de janeiro
 - IX Verde Noivos Este evento, visa mostrar todo o tipo de propostas e serviços para casamentos, aliado a momentos de animação, com desfiles de vestuário para noivos e noivas, danças de salão e um espaço de lazer. É uma exposição destinada a desafiar quem está em vésperas de casamento e a todos aqueles que possam estar interessados em conhecer as empresas e marcas, que, em Ponte de Lima, se dedicam à festa matrimonial. 

29 a 31 de janeiro - VII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho Promove o afamado Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, e um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho. A iniciativa apresenta-se ainda como uma mostra de diversos produtos derivados do Porco, com destaque para o fumeiro, como a chouriça de cebola, salpicão, presunto e outras delícias.Estarão presentes restaurantes, expositores de produtos regionais e de artesanato. 

Fevereiro 
12 a 14 de fevereiro
 - II Expo Saúde/Desporto Este evento visa transmitir a toda a população conhecimentos na área da saúde/desporto. Assim, estarão presentes temas das mais diversas vertentes, como a culinária, equipamentos e dispositivos médicos, bem como a divulgação de produtos relacionados com a atividade desportiva, saúde, bem-estar e beleza para todas as idades. 

26 a 28 de fevereiro - I Feira 100% Agrolimiano Tem como principal objetivo aumentar a afluência em termos turísticos, nomeadamente ao turismo gastronómico, promovendo os produtos confecionados no concelho, como as produções de mirtilos, cogumelos, mel, enchidos e fumados. A iniciativa apresenta-se ainda como uma mostra de diversos produtos endógenos. Estarão presentes vários expositores de produtos regionais e de artesanato. 

Março 
04 a 06 de março
 - II Feira dos Jardins e Espaços Verdes Ponte de Lima é uma referência a nível nacional e internacional no que respeita à singularidade e qualidade de espaços verdes, granjeando uma imagem ecológica e florida, para a qual em muito contribuíram os vários prémios atribuídos, no âmbito de concursos Nacionais e Europeus da Vila Mais Florida e o ambicioso e único - Festival Internacional de Jardins. A Feira dos Jardins e Espaços Verdes dedica-se às plantas, ao mobiliário urbano e aos produtos e materiais de suporte à atividade de produção de plantas, aos equipamentos de jardinagem e às tecnologias de gestão dos espaços verdes. Este evento é uma excelente oportunidade para os produtores nacionais apresentarem as últimas novidades deste sector. 

18 a 20 de março - III Feira Gastronómica da Lampreia Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, sendo muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e Lampreia à Bordalesa.


Últimas Notícias
Festival Internacional de Música do Guadiana
Passadiços do Alamal
Festa das Sopas e do Pão Caseiro na Lourinhã
16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional em Abrantes
Mallu Magalhães «VEM» Ovar
Rock'n'Roll Maratona de Lisboa EDP

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos