Notícias

XXI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

26/06/2017

A XXI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai realizar-se de 2 a 13 de agosto de 2017, recriando episódios do reinado de D. Afonso IV, “O Bravo”.

A XXI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai realizar-se de 2 a 13 de agosto de 2017, recriando episódios do reinado de D. Afonso IV, “O Bravo”.

Reserva alojamento na Pousada de Juventude de Ovar e vive um mundo de experiências em Terra de Santa Maria.

No ano de 1325, subiu ao trono um rei de nome Afonso, que governou longos anos, muito duros e difíceis, subjugados por tempos de muitas fomes, grandes pestes e guerras.

As mudanças climatéricas e as catástrofes naturais levaram a maus anos agrícolas e à escassez de produtos, o que provocou o aumento de preços e gerou muita fome e doenças, atingindo o auge em 1348, com a célebre Peste Negra. Também as guerras com Castela, a ameaça islâmica e a guerra civil com seu filho Pedro, no final do reinado, ajudaram a fomentar esta trilogia dos horrores, que tanto assolou as gentes desta época.

D. Afonso, o infante rebelde, de temperamento obstinado, sobe ao trono com o título de Afonso, o quarto, pela graça de Deus, rei de Portugal e do Algarve. Dirige a sua tenacidade e perspicácia para a governação do reino, reforçando o poder real através de uma intensa acção legislativa e uma série de reformas inovadoras na área da justiça e da administração. Com algum prenúncio, D. Afonso IV vira-se para o mar e, a certa altura, Portugal passa a ser um conciliador de rotas marítimas entre o Atlântico e o Mediterrâneo.

Apesar de todas as vicissitudes, o Bravo conseguiu transformar o reino num só território, sob uma mesma autoridade, num só povo constituído por vários estratos sociais, numa só língua, numa só tradição. Em resumo, numa só identidade: no reino de Portugal.

D. Afonso IV morre em 1357, após 32 anos de governação, subindo ao trono, de imediato, seu filho D. Pedro I.

Mais informações em aqui! 


Últimas Notícias
Vai ao maior Museu ao ar livre da Europa com 25% desconto
Férias esticam à grande com as Pousadas de Juventude
Movijovem e DGS lançam Selo Pousada de Juventude Segura
Passatempo de Verão Albergues Juveniles + Pousadas de Juventude
Pousadas de Juventude lançam vales promocionais para as tuas férias "cá dentro"
Movijovem tem as Pousadas de Juventude "ao serviço dos portugueses"

Todas as notícias

Contacta-nos