» Forte Ponta da Bandeira no Cais da Solaria
» Mercado de Escravos na Praça do Infante D. Henrique
» Castelo dos Governadores junto ao Jardim da Constituição
» Muralhas da Cidade no centro histórico
» Museu Municipal junto à Igreja de Santo António na Rua General Alberto da Silveira
» Estátua a El Rei D. Sebastião na praça Gil Eanes
» Marina de Lagos
» Centro de Ciência Viva de Lagos junto ao mercado municipal
» Centro Cultural de Lagos na Rua Lançarote de Freitas, 7
» Ponta da Piedade junto ao Farol da Ponta da Piedade
» Zoo de Lagos em Barão de S. João
» Na praia Meia Praia podem praticar diversos desportos náuticos
» Nas praias de Lagos até à Ponta da piedade, podem fazer Kayake
» Nas praias perto de Sagres e Arrifana, podem fazer Surf
» Aluguer de bicicletas de BTT para andar pela costa, campo ou serra
» Pesca desportiva na marina de Lagos
» Complexo desportivo de Lagos no Rossio de S. João
» Praia da Meia Praia localizada perto da marina de Lagos
» Praias de Lagos, desde a praia da Batata até à praia de Porto de Mós
» Praia da Luz na vila da Luz a 7 kms de Lagos
» Barragem da Bravura no Cotifo, a 9 kms de Lagos
» Campo de jogos junto aos bombeiros municipais na Rua dos Bombeiros Voluntários de Lagos
» Campos de ténis no Clube de Ténis de Lagos na Rua Palos de la Frontera
» Golfe no Boavista Golf na Quinta da Boavista
» Karting no Kartódromo Internacional do Algarve na Mexilhoeira Grande
» Mata Nacional de Barão de São João em Barão de São João
» Ria de Alvor que está localizada depois da praia Meia Praia
» Via Algarviana que pode ser feita a pé ou em BTT
» Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina em Sagres
» Observação de fauna e flora e percursos pedestres em toda a costa litoral até Sagres
» Biblioteca Municipal de Lagos tem Espaço Internet e a 50 metros da Pousada o Megabyte internet café
» Feira do Folar e Artesanato em Barão de São João na Páscoa
» Feira dos Descobrimentos em Lagos de 30 de Abril a 3 de Maio
» Festival In Lagos de 19 a 21 de Junho
» Feira Arte Doce em Lagos de 25 a 27 de Julho
» Existem muitos bares em Lagos na zona histórica da cidade e perto da pousada, principalmente na rua 25 de Abril e Rua Cândido dos Reis. O Grupo Popular das Portelas tem nos meses de Julho e Agosto bailes de Verão.
» Existe uma grande variedade de pratos de peixe, moluscos e marisco, destacando-se a famosa sardinha assada, carapaus alimados, lulas recheadas, o xarém ou as papas de milho, o cozido de grão, carne de porco com amêijoas e favas à algarvia. Nos petiscos os perceves, conquilhas, amêijoas à bolhão pato, lascas de ovas secas e nacos de polvo, moreia ou lula secos ao sol. Na doçaria, os Dom Rodrigos, o famoso Morgado, figos com amêndoa e bolinhos feitos de massa de amêndoa com recheio de ovos moles ou fios de ovos.
Estás perto de tudo. Das praias (a cerca de 800 m), dos restaurantes, dos bares, da marina...
Apanha boleia de um bote e vai descobrir as grutas escondidas. Descobre a beleza da Ponta da Piedade e Praia da D. Ana, uma das praias mais bonitas do país e do mundo.
Tens ruas e mais ruas de comércio tradicional com todo o tipo de coisas para todos os gostos! E aproveita para conhecer novas culturas. É que as ruas de Lagos estão cheias de estrangeiros.
Lagos já recebeu o galardão “QualityCoast Gold Award”, um prémio que certifica o município como destino turístico de referência em termos de qualidade ambiental, do património cultural e da sua identidade local.
Visita Lagos, vais ver que vais gostar!
Ruma a sul e vem explorar uma das cidades mais importantes da época dos Descobrimentos, banhar-te em maravilhosas praias e divertir-te na noite algarvia.
Ao chegares à Pousada, vais reparar que não faltam hóspedes de todos os cantos do mundo. Lagos é uma cidade especial e há quem venha de paragens longínquas para conhecer este pedaço do Barlavento algarvio. A Pousada está bem localizada. Cinco minutos a caminhar e encontras-te em pleno centro, a calcorrear as ruas típicas desta cidade histórica.
A praça Infante Dom Henrique e a antiga muralha, chamada “Cerca Nova”, levantada no século XVII e projetada no século anterior, são duas referências. No interior da muralha conseguirás identificar facilmente as ruas e as construções pertencentes a outros tempos.
Há também a Fortaleza – tecnicamente, uma das mais avançadas da sua época, no algarve. Desde a Fortaleza, defendeu-se Lagos de vários ataques de navios de outros impérios.
E, continuando esta espécie de viagem no tempo, dá um salto ao Mercado dos Escravos, edifício onde o primeiro navio negreiro chegou, em 1944, e onde o nome já diz tudo sobre a função que este espaço teve no passado…
Bem perto, fica o Museu de Lagos que tem acesso à Igreja de Santo António, talhada a ouro. O Museu Municipal Dr. José Formosinho – esta é a designação oficial -, foi fundado em 1932 e foi sendo desenvolvido por meio de vários esforços e constantes doações. Apresenta testemunhos dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e português.
À saída, talvez nem precises de inspirar fundo para sentires a brisa do mar que chega da Meia Praia, do outro lado da ponte. Desse lado fica, também, a Marina de Lagos, onde podes encontrar agradáveis espaços de lazer e o Museu de Cera dos Descobrimentos, com 16 cenas da época representadas fielmente.
Em Lagos a arte não está fechada entre quatro paredes, Há um roteiro que se espalha por toda a cidade (pede-o no Posto de Turismo) e que te leva a obras emblemáticas, como as do escultor João Cutileiro: a “Vénus Deitada” (uma mulher de formas generosas, a remeter para os cultos de fecundidade do Paleolítico), a estátua a El-Rei D. Sebastião e, ainda, o Tríptico alusivo à Batalha de Alcácer Quibir.
Noutro registo, tens o roteiro de ‘Street Art’, que reúne alguns dos nomes mais conhecidos da arte urbana, graças a um projeto chamado ‘ARTUrb’.
Depois de explorares bem a cidade, está na altura de mergulhares nas magníficas praias de Lagos, muitas delas galardoadas com a distinção de “ouro” pela Quercus. Estão todas relativamente próximas da Pousada. A Praia da Batata, por exemplo, fica a cinco minutos a pé.
Vale também a pena fazer um passeio de barco e explorar as famosas grutas que a costa algarvia esconde. Os mais aventureiros, podem optar por conhecê-las de kayak.
Depois de dias bem preenchidos vais adorar voltar ao centro de Lagos ao fim do dia. As ruas e praças enchem-se de gente que faz círculos aqui e ali para admirar os inúmeros artistas de rua que escolhem Lagos para mostrar as suas várias artes.
Se marcares a tua estadia para o último fim-de-semana de julho, tens um extra: a Feira Arte Doce, onde podes provar a doçaria local, feita sobretudo à base de amêndoa e figo.
Pousada de Juventude de Lagos
Preço por pessoa/noite: a partir de €10, com pequeno-almoço incluído.
(*) Este artigo foi escrito no âmbito da parceria entre o Jornalíssimo e as Pousadas de Juventude.