Roteiros

Natureza aventura
São Pedro do Sul

S. Pedro do Sul, Desporto e Ar Puro

Localizada em zona de serras, vales e rios, S. Pedro do Sul permite a prática de desportos de montanha como Rafting, Canoagem, BTT, Arvorismo, Rappel, entre muitos outros. Uma caminhada na natureza ou umas sessões nas Termas, são decerto uma forte motivação para a tua visita.

Roteiro

Após o pequeno-almoço, começa a tua manhã com um bom programa desportivo. Aqui podes praticar Canoagem, Rafting, BTT ou fazer um passeio de TT. Para percursos pedestres, tens excelentes sítios para fazer um bom passeio. Próximo à Pousada, podes iniciar o Trilho do Vouga. Ainda no concelho de S. Pedro está igualmente o Bioparque de Carvalhais.

Na região tens outros locais excelentes para visitas e prática desportiva. A Norte de S. Pedro do Sul, tens os famosos Passadiços do Paiva e o Geopark de Arouca. Mais a Sul, no concelho de Vouzela, tens a Matas da Penoita e da Sra. do Castelo e a Reserva Botânica do Cambarinho.

De carro, visita as vilas de S. Pedro do Sul e de Vouzela. Encontras belas igrejas e património industrial ligado à antiga Linha Ferroviária do Vouga.

De regresso à Pousada, é obrigatório ir às Termas e fazer um banho e massagem. Próxima está uma loja onde podes provar um doce local, a vouguinha. A gastronomia regional é bem saborosa! Não deixes de experimentar a vitela ou o cabrito assado numa das tuas refeições.

+ Pontos de Interesse:
Aldeia da Pena
Estação de Artes e Saberes
Bioparque de Carvalhais
Geopark Serra da Freita

Mais Informação:
www.cm-spsul.pt

Reserva já

Visitar Pousada

Pontos de interesse

» Termas, localizadas em S. Pedro do Sul, são consideradas o maior Centro Termal da Península Ibérica que proporcionam serviços no âmbito do Bem Estar/SPA ( massagens de relaxamento, tratamentos cosméticos de rosto e corpo e tratamentos holísticos), e, no âmbito terapêutico e da fisioterapia. Águas sulfurosas que brotam a 68ºC , especialmente indicadas para a terapia de doenças reumatismais e do foro respiratório.  

» Monumentos Nacionais : Piscina D. Afonso Henriques/Piscina Romana, nas Termas de S. Pedro do Sul Igreja Matriz de Vouzela, em Vouzela; Museu Termal, nas Termas de S. Pedro Sul ; Museu Rural, em Carvalhais; Museu do Caramulo, no Caramulo; Aldeias Típicas: Fujaco, Covas do Monte, Pena , Gourim, Drave e Manhouce, no Maciço da Gralheira;                                                                                                                                   

Parques temáticos

» Ponte do Pego, na Lameira e, o Bioparque, servem para a prática de rappel, slide e paintball. Arvorismo, no Bioparque. Canoagem, no rio Vouga. Rafting, no rio Paiva. Canyoning, no rio Teixeira. Geocashing, territorial.

Locais para a prática de desporto

» Praias Fluviais de: Pouves, em S. Pedro do Sul, Nodar, em S. Martinho das Moitas, Vau /Areinho, em Canelas; Poço Azul e Poço Negro, lagoas naturais que proporcionam banhos , mergulho e canyoning, localizados em Sobrosa e Manhouce, respectivamente

Natureza

» Geopark, na Serra da Freita proporciona: Centro de Interpretação das Pedras Parideiras, Miradouro do Radar meteorológico do Norte, Geosítio da Garganta do Paiva, as Trilobites, as dobras, Frecha da Mizarela, 15 Percursos Pedestres, onde se inclui um miradouro à cota baixa - um passadiço de 8 Km, ao longo da margem esquerda do rio Paiva que acompanha as curvas, contracurvas e rápidos deste curso fluvial. Reserva Botânica de Cambarinho, em Campia, corresponde à maior mancha de Rododendros, no seu habitat natural.

» Percursos Pedestres, existem muitos e variados percursos, quer do ponto de vista de enquadramento paisagístico, quer ao nível da dificuldade. Enquanto se caminha é bom levar uns binóculos, vida é o que não falta por aqui.

Espaços internet

» Balneário Rainha D’ Amélia, nas Termas e Espaço internet em S. Pedro do Sul. Todos os bares e cafés proporcionam acesso WI-FI.

Eventos e festividades

» Festival da Água, em Julho, nas Termas. Festa da Laranja, em Valadares, em Maio. Romaria do S. Macário, na serra do mesmo nome, último fim- de- semana de Julho. Feira da Vitela de Lafões, em Manhouce e Vouzela, em Junho. Festival da broa, em Santa Cruz da Trapa, em Agosto. Festival da Doçaria, em Vouzela, decorre em Julho. Feira da Castanha e do Mel, em Macieira, no inicio de Novembro. Feira Franca, em Viseu, entre meados de Agosto e 21 de Setembro.

Vida noturna

» Bond’jau e a Casa da Quinta, nas Termas, Espaço Grémio e o Roquivários, em S. Pedro do Sul, o Bar da Ponte, em Vouzela e, a Animação Termal, todas as noites nas Termas de S. Pedro do Sul, entre Junho e Outubro.

Gastronomia

» A vitela à Lafões é um ex-libris. A não perder o cabrito e nacos grelhados, os rojões à beirã, o galo no forno e o arroz de miúdos. Para sobremesa, os caçoilinhos, os vouguinhas, os pastéis de Vouzela, o arroz doce de Manhouce, a aletria da Casa do Aidinho e o leite-creme de Baiões. Tudo isto, bem regado com Vinho de Lafões ou, Vinho do Dão

Contacta-nos