O que podes fazer

Cuidados com a Natureza
Reprodução dos recursos naturais no jardim da Pousada, para conhecimento dos visitantes, que permite cuidar em vez de levar.

Trabalho Comunitário
Durante o levantamento do tipo de ervas aromáticas existentes no Parque, os voluntários irão participar na limpeza dos trilhos (recolha de lixo deixado pelos visitantes imprudentes);

Jardinagem
Criar um banco de ervas aromáticas no jardim da Pousada (plantar, regar e cuidar), identificar as plantas e sua utilização, recolha e tratamento dos recursos para utilização doméstica
Ajuda durante
25 horas por semana, 5 horas por dia
O período mínimo obrigatório é de 8 dias
Horário
9h às 11h30
15h às 17h30
Disponível durante
junho julho agosto setembro
O que te oferecemos

Dias de folga por semana
Para conheceres a região

Alojamento
Alojamento em quarto partilhado (equipa): conhece melhor o/a colega da tua equipa, ficando hospedado/a num quarto partilhado

Refeições
Pequeno-almoço

Cozinha de Alberguista
Acesso livre à cozinha de alberguista para confecionares as tuas próprias refeições.

Lavandaria de Alberguista
A lavandaria é por nossa conta

Certificado
No final ganhas um certificado de participação no programa
Outras ofertas
Visita às grutas, uma entrada nas piscinas municipais e uma entrada no Castelo de Porto de Mós
Requisitos obrigatórios
inglês intermédio
> 18 anos.
Requisitos opcionais
Conhecimentos na área de trekking, ervas aromáticas e recursos ecológicos.
O que não está incluído
Todas as despesas de caráter pessoal relacionadas com a viagem e estadia, incluindo seguro de viagem, visto, assistência médica, outras não descriminadas.
A experiência

A Pousada de Juventude de Alvados situa-se em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Para um desenvolvimento turístico sustentável, pretende-se desenvolver um projeto ecológico, que permita aos visitantes tomar conhecimento dos recursos naturais do Parque e sua utilização sustentável.

Os voluntários que participem neste projeto têm que fazer reconhecimentos pelos trilhos do Parque para identificar as ervas aromáticas existentes. Durante este levantamento irão realizar trabalho comunitário com a limpeza dos trilhos, fazendo a recolha de lixo, que por imprudência de algumas pessoas, foi deixado nos caminhos.

Posteriormente, será criado um banco de ervas aromáticas no jardim da Pousada, com as plantas devidamente identificadas. A introdução destas ervas aromáticas no jardim, para além do embelezamento do jardim, permite aos visitantes conhecer alguns dos recursos do Parque Natural, neste caso ervas aromáticas. As ervas aromáticas serão identificadas com o nome e com a possível utilização (chás, incensos naturais, uso culinário entre outros).

Este projeto tem, portanto, várias vertentes: ecológica, turismo sustentável e intercâmbio comunitário.

Este projecto tem como parceiro o Município de Porto de Mós e a União de Freguesias de Alvados e Alcaria e as Grutas de Alvados.

Sobre o anfitrião

A Pousada de Juventude de Alvados - Porto Mós, para além de ser nova, tem à tua disposição inúmeras atividades.

Podes começar por partir à descoberta do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros ou das Grutas de Alvados, Santo António e Mira de Aire, e seres espeleólogo por um dia! O Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros alberga belezas naturais e paisagísticas únicas, mas é mais conhecido pelas suas Grutas, pelas suas formações rochosas e pela riquíssima representação fóssil.

É o local ideal para desfrutar da natureza e fazer passeios a pé ou de bicicleta nos inúmeros percursos pedestres e de BTT sinalizados. É ainda um ponto ex-libris de espeleologia e escalada.

Na região existe um forte património histórico, representado pelo Castelo de Porto de Mós, pelo Mosteiro da Batalha e pelo Mosteiro de Aljubarrota, intrinsecamente ligados pela sua história. 

Tudo boas razões para nos vires fazer uma visita! Do que é que estás à espera?!

Encerrado de 15/12/2019 a 26/12/2019


Vê mais aqui
Morada
  Rua Carreiro da Lebre Nª8 2480-032 Alvados, União das Freguesias de Alvados e Alcaria. Porto de Mós Portugal |   (+351) 244 441 202 / 925 665 094 |  alvados@movijovem.pt
Deixa o teu comentário


Contacta-nos