Notícias

Festa das Fogaceiras 2019

11/01/2019

Uma tradição secular com 514 anos de história

A Festa das Fogaceiras é uma tradição secular com 514 anos de história, marcados pela devoção do povo das Terras de Santa Maria.

A Fogaça da Feira é o doce tradicional de Santa Maria da Feira. A Fogaça tem o formato da torre de menagem do castelo com os seus quatro coruchéus.

A tradicional festa das fogaceiras teve origem no voto ao Mártir São Sebastião feito pelo povo de Santa Maria numa altura em que a peste matou uma boa parte da população. Em troca, o povo prometeu uma festa e procissão no dia 20 de Janeiro. Nesta festa existiria a oferta de pão doce e delgado que normalmente era confeccionado apenas para ocasiões especiais. A esse pão doce e delgado foi dado o nome de fogaça.

Se és guloso e também gostas de tradição, reserva alojamento na Pousada de Juventude de Ovar e participa nas Fogaceiras 2019.

Podes visualizar o programa completo aqui e o vídeo aqui!


Últimas Notícias
Comic con 2019 no Passeio Maritimo de Alges
Programação Setembro Vila Nova de Cerveira
Festival Dunas São Jacinto
6.º Festival de Circo do Furadouro
XX Feira de Gastronomia no Furadouro
Festival Oito24 em Espinho

Todas as notícias

Subscreve a newsletter das Pousadas de Juventude!

Fica a saber tudo o que aconteceu, está a acontecer e vai acontecer num futuro próximo. Eventos, campanhas, borlas, passatempos, notícias de última hora... tudo e mais alguma coisa na newsletter das TUAS Pousadas de Juventude

Contacta-nos