Castelo Branco, jardins e cultura
A cidade de Castelo Branco é um centro de arte contemporânea, de património e de produtos regionais
singulares. Na região podes fazer também passeios e praticar vários desportos de aventura no Parque
Natural do Tejo Internacional ou no Pinhal Interior.
Começa o teu dia com uma caminhada até à Câmara Municipal, junto ao Jardim da Devesa. Aqui sentes o pulsar do centro da cidade. Sobe a colina até ao Castelo que teve ocupação dos Templários. Do alto do Miradouro de S. Gens podes observar as serras da Gardunha e da Estrela, bem como as planícies que seguem para a fronteira espanhola.
Desce e visita o Museu Cargaleiro, onde se expõe a obra de um importante ceramista e pintor modernista português, Manuel Cargaleiro. Estás no coração da zona histórica, enquanto desces até à Praça de Camões, dá uma vista de olhos no Arco do Bispo. Estas ruas também são férteis em portados quinhentistas.
Toma a direção da Igreja de S. Miguel, a Sé, e daqui continua para o sítio mais procurado da cidade, o Jardim Episcopal. É um jardim barroco do séc. XVIII de considerável dimensão e com um conjunto diversificado de esculturas, pequenos lagos, repuxos e escadarias. Um pequeno paraíso...
Regressa ao centro e faz uma breve visita ao Centro de Interpretação do Bordado. Este é um dos produtos artesanais mais reconhecidos da região. No dia seguinte, visita as Aldeias de Xisto de Sarzedas e Martim Branco. Nas proximidades existem praias fluviais e ótimos percursos pedestres e de BTT.
+ Pontos de Interesse:
Centro de Cultura Contemporânea
Skatepark
Piscina-Praia
Centro BTT de Sarzedas
Parque Natural do Tejo Internacional
Mais Informação:
www.cm-castelobranco.pt