Guimarães, património e animação
Bem-vindo à cidade-berço de Portugal! Visitar Guimarães é perceber a fundação do nosso país. O centro histórico é Património da Humanidade, declarado pela UNESCO.
Pela manhã, inicia a visita ao centro histórico da cidade, Património da Humanidade. Da Pousada de Juventude até à colina, onde está o Paço dos Duques de Bragança, são 15 min. a pé. Aqui é obrigatório visitar o Paço dos Duques, o Castelo e a Igreja de S. Miguel.
Desce pela R. de Sta. Maria até à Praça de S. Tiago e ao Largo da Oliveira. Faz uma visita breve à Igreja de N. Sra. da Oliveira e observa bem o monumento do Padrão do Salado. Vê também o pormenor dos edifícios em granito, das varandas em madeira e das decorações em ferro forjado.
Aqui aproveita para almoçar ou apenas para um snack. Podes experimentar o caldo verde ou um bom prato de bacalhau. Se quiseres um docinho, prova a torta de Guimarães. Dá ainda um breve passeio até ao Largo do Toural e segue para o Teleférico da Penha. Para a tua tarde, podes subir até à Montanha da Penha e passear pelas áreas verdes junto ao Santuário.
Para saíres à noite, os melhores bares estão no centro histórico. O Centro Cultural de Vila Flor tem também bons concertos. Se gostas de futebol, podes tentar assistir a um jogo do clube da cidade, o Vitória. Para um segundo dia ou ao saíres de cidade, não deixes de visitar a Citânia de Briteiros. Fica a 15 km da cidade.
+ Pontos de Interesse:
Plataforma das Artes e da Criatividade
Universidade do Minho
Parque da Cidade
Museu Alberto Sampaio
Mais Informação:
www.guimaraesturismo.com