Normas e Condições

A Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ) é constituída pelas pousadas de juventude de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Em Portugal Continental as pousadas de juventude são geridas pela Movijovem - mobilidade juvenil, CIPRL, sendo que em alguns casos essa gestão está concessionada a outras entidades, públicas e privadas. 


Normas e condições de utilização e funcionamento das Pousadas de Juventude da Rede Continental

1. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode utilizar as pousadas de juventude.

2. A utilização dos serviços nas pousadas de juventude é prestado mediante uma venda ou reserva, sendo que o seu titular deverá possuir, em alternativa, Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card). Nota: As informações sobre condições de aquisição e benefícios de cada cartão podem ser solicitadas em qualquer ponto de atendimento.

3. O alojamento em qualquer pousada de juventude obriga à apresentação de um documento legal de identificação do hóspede, cuja informação relativamente a dados pessoais se encontra protegida de acordo com o Regulamento Geral sobre Protecção de Dados - Regulamento (UE) 2016/679.

4. Qualquer criança ou jovem menor de 16 (dezasseis) anos, mesmo que titular do seu próprio Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. deverá ser acompanhada por adulto por si responsável ou estar munido de uma autorização emitida para o efeito.

5. De acordo com o previsto na Lei n.º 63/2017, de 3 de Agosto, não é permitido fumar - incluindo cigarros sem combustão e cigarros electrónicos, nos termos do n.º3, do artigo 4.º da referida lei - nos espaços fechados das pousadas de juventude. De igual forma, também não é permitido comer ou beber nos quartos múltiplos.

6. À exceção das pousadas de juventude “pet friendly”, não é permitida a entrada ou permanência de animais nas instalações, exceto de cães assistente.

7. Os hóspedes são individualmente responsáveis por eventuais danos que provoquem, assumindo as responsabilidades inerentes.

8. Quando disponíveis, a Cozinha e Lavandaria de Alberguista possibilitam aos hóspedes individuais a confeção de refeições ligeiras e a lavagem de roupa, mediante normas específicas da pousada de juventude.

9. A ocupação de quartos duplos admite, no máximo, a colocação de uma cama extra ou berço, que poderá comportar custos acrescidos à reserva.

10. Aos hóspedes alojados em quartos duplos, familiares ou apartamentos são fornecidas toalhas de banho e rosto.

11. A troca de roupa de cama e toalhas é assegurada, de três em três dias, pelo serviço de limpeza.

12. A entidade gestora da Pousada de Juventude não se responsabiliza pelos bens pessoais dos hóspedes nos alojamentos.

13. Os bens pessoais que forem deixados nos quartos, serão removidos após mudança ou check-out, podendo ser levantados na receção, no prazo de 30 dias, por quem provar ser seu legítimo possuidor.

14. A reserva do serviço “cama” confere ao adquirente o direito de usufruir de uma cama em quarto múltiplo. O quarto múltiplo é partilhado com outros hóspedes, que poderão pertencer ou não ao mesmo grupo, sendo a atribuição da “cama” da responsabilidade da pousada de juventude.

15. A reserva do serviço “quarto privado” confere ao adquirente o direito de usufruir do respetivo quarto em privacidade, independentemente do número de camas que ocupar, até ao limite máximo de camas existentes.

16. Reservas de quartos duplos ou apartamentos a adultos acompanhados por crianças obriga à reserva de uma “cama extra” grátis ou com uma redução de 50% no p.v.p. quando a criança tenha entre 13 e 16 anos, na data do check-out. Ambos os casos estão condicionados à disponibilidade de recursos da pousada de juventude.

17. A aquisição do serviço “cama extra” confere ao cliente o direito de usufruir de uma cama suplementar que permite aumentar a capacidade de alojamento de base de um quarto duplo ou apartamento.

18. A “cama extra” tem as dimensões de uma cama individual, sem grades de proteção e é geralmente convertível (do tipo divã).

19. A pousada de juventude não pode ser responsabilizada por eventuais quedas ou acidentes sofridos pelos hóspedes em resultado de deficiente ou inapropriada utilização da “cama extra”.

20. A política de reservas para as pousadas de juventude (condições de confirmação, alteração, cancelamento e reembolso) confere a qualquer pessoa individual (com idade igual ou superior a 16 anos) ou coletiva, a possibilidade de adquirir serviços de alojamento mediante reserva, ou outros, nos seguintes termos:

Reservas de clientes individuais:

  a. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento dos serviços, até à data limite apresentada no voucher da reserva.

  b. O cliente pode optar por tarifas reembolsáveis ou não reembolsáveis.

  c. No caso da aplicação de tarifas reembolsáveis:

      i. O cancelamento de reservas com antecedência superior a 15 dias, relativamente à data de entrada (inclusive), confere o direito ao reembolso de 75% do valor pago.

     ii. Os reembolsos são efetuados através de transferência bancária ou outro método a acordar com o cliente.

    iii. Os cancelamentos (totais ou parciais) com antecedência inferior a 15 dias relativamente à data de entrada (inclusive) não conferem direito a qualquer reembolso.

  d. No caso da aplicação das tarifas não reembolsáveis, qualquer alteração ou cancelamento de serviços (totais ou parciais) implicam a perda total do valor pago.

Reservas de clientes coletivos (grupos):

  a. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento de um valor parcial da reserva, até à data limite apresentada no voucher da reserva, devendo o valor em falta ser liquidado até 15 dias antes da data de entrada (inclusive).

  b. Os cancelamentos (totais ou parciais) de reservas confirmadas não conferem direito a qualquer reembolso.

  c. Não se efetuam alterações de reservas com menos de 15 dias da data de entrada (inclusive).

21. As reservas efetuadas diretamente no site das Pousadas de Juventude - www.pousadasjuventude.pt - não são abrangidas pela aplicação das condições comerciais dos programas de alojamento, disponíveis em https://pousadasjuventude.pt/pt/programas/.

22. Os horários de funcionamento das Pousadas de Juventude são:

  a. Check In:a partir das 18h00m até 00h00m (após esta hora o acolhimento é efetuado pelo Vigilante e a formalização do check-in realizada no período de funcionamento da receção, a partir das 08h00m).

  b. Check Out: até às 12h00m.

  c. Limpeza: 12h00m às 18h00m (neste período o acesso aos quartos poderá estar condicionado).

  d. Silêncio: 00h00m às 08h00m.

23. Salas de Reunião:

  a. Dia: 09h00m às 24h00m.

  b. Manhã:  09h00m às 13h00m.

  c. Tarde:    14h00m às 18h00m.

  d. Noite:    20h00m às 24h00m.

24. Refeições: 

  a. Pequeno-Almoço: das 08h30m às 10h00m.

  b. Almoço: das 12h30m às 14h00m.

  c. Jantar: das 19h30m às 21h00m.

Nota: Os horários dos serviços de refeições podem sofrer alterações conforme a época do ano e especificidade de cada pousada de juventude.

 25. Os horários e os serviços aqui mencionados poderão sofrer alterações sem aviso prévio.


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