Normas e Condições

Em Portugal Continental as Pousadas de Juventude são geridas pela Movijovem - mobilidade juvenil, CIPRL, sendo que em alguns casos essa gestão está concessionada a outras entidades, públicas e privadas.

Verifique as normas implementadas durante o período COVID-19 no ponto 22.


Normas e condições de utilização e funcionamento das Pousadas de Juventude - Portugal Continental

 

1. Qualquer pessoa, independentemente da idade, pode utilizar as Pousadas de Juventude.
2. Os serviços são prestados nas Pousadas de Juventude mediante uma venda ou reserva, sendo que o seu titular deverá possuir, em alternativa, Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card). Nota: As informações sobre condições de aquisição e benefícios de cada cartão podem ser solicitadas em qualquer ponto de atendimento.

3. O alojamento em qualquer Pousada de Juventude obriga à apresentação de um documento legal de identificação do hóspede, cuja informação relativamente a dados pessoais se encontra protegida de acordo com o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados - Regulamento (UE) 2016/679.
4. Qualquer criança ou jovem menor de 16 (dezasseis) anos, mesmo que titular do seu próprio Cartão Pousadas de Juventude ou Cartão Jovem E.Y.C. deverá ser acompanhada por adulto por si responsável ou estar munido de uma autorização emitida para o efeito.
5. De acordo com o previsto na Lei n.º 63/2017, de 3 de Agosto, não é permitido fumar - incluindo cigarros sem combustão e cigarros electrónicos, nos termos do n.º3, do artigo 4.º da referida lei - nos espaços fechados das Pousadas de Juventude. De igual forma, também não é permitido comer ou beber nos quartos múltiplos.
6. É proibida a realização na área da Pousada de Juventude de qualquer festa ou convívio sem a prévia autorização escrita por parte dos responsáveis da Pousada de Juventude.
7. À exceção das Pousadas de Juventude “pet friendly”, não é permitida a entrada ou permanência de animais nas instalações, exceto de cães assistente.
8. Os hóspedes são individualmente responsáveis por eventuais danos que provoquem, assumindo as responsabilidades inerentes.
9. Quando disponíveis, a Cozinha e Lavandaria de Alberguista possibilitam aos hóspedes individuais a confeção de refeições ligeiras e a lavagem de roupa, mediante normas específicas da Pousada de Juventude.
10. A ocupação de quartos duplos admite, no máximo, a colocação de uma cama extra ou berço, que poderá comportar custos acrescidos à reserva.
11. Aos hóspedes alojados em quartos duplos, familiares ou apartamentos são fornecidas toalhas de banho e rosto.
12. A troca de roupa de cama e toalhas é assegurada, de três em três dias, pelo serviço de limpeza, podendo ser alterada, por decisão da Pousada de Juventude, por circunstâncias extraordinárias.
13. A Movijovem enquanto gestora da Pousada de Juventude não se responsabiliza pelos bens pessoais dos hóspedes nos alojamentos.
14. Os bens pessoais que forem deixados nos quartos, serão removidos após mudança ou check-out, podendo ser levantados na receção, no prazo de 30 dias, por quem provar ser seu legítimo possuidor.
15. A reserva do serviço “cama”, quando disponível, confere ao adquirente o direito de usufruir de uma cama em quarto múltiplo. O quarto múltiplo é partilhado com outros hóspedes, que poderão pertencer ou não ao mesmo grupo, sendo a atribuição da “cama” da responsabilidade da Pousada de Juventude.
16. A reserva do serviço “quarto privado” confere ao adquirente o direito de usufruir do respetivo quarto em privacidade, independentemente do número de camas que ocupar, até ao limite máximo de camas existentes.
17. Reservas de quartos duplos ou apartamentos a adultos acompanhados por crianças obriga à reserva de uma “cama extra” grátis ou com uma redução de 50% no p.v.p. quando a criança tenha entre 13 e 16 anos, na data do check-out. Ambos os casos estão condicionados à disponibilidade de recursos da Pousada de Juventude.
18. A aquisição do serviço “cama extra” confere ao cliente o direito de usufruir de uma cama suplementar que permite aumentar a capacidade de alojamento de base de um quarto duplo ou apartamento.
19. A política de reservas para as Pousadas de Juventude (condições de confirmação, alteração, cancelamento e reembolso) confere a qualquer pessoa individual (com idade igual ou superior a 16 anos) ou coletiva, a possibilidade de adquirir serviços de alojamento mediante reserva, ou outros, nos seguintes termos:

Reservas de clientes individuais:

a. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento dos serviços, até à data limite apresentada na informação da reserva.
b. O cliente pode optar por tarifas reembolsáveis ou não reembolsáveis, quando disponíveis.
c. No caso da aplicação de tarifas reembolsáveis:
i. O cancelamento (total ou parcial) com antecedência inferior ao período de cancelamento gratuito indicado na reserva não confere direito a qualquer reembolso.
ii. Os reembolsos são efetuados através de transferência bancária ou outro método a acordar com o cliente.
d. No caso da aplicação das tarifas não reembolsáveis, qualquer alteração ou cancelamento de serviços (totais ou parciais) implica a perda total do valor pago.

Reservas de clientes coletivos (grupos):

a. Consideram-se clientes coletivos aqueles cujas reservas incluam 10 ou mais pessoas.
b. A confirmação de reservas está sujeita ao pagamento de um valor parcial da reserva, até à data limite apresentada na informação da reserva.
c. Os cancelamentos (totais ou parciais) de reservas confirmadas não conferem direito a qualquer reembolso.
d. Não se efetuam alterações de reservas com menos de 15 dias da data de entrada (inclusive).
20. As reservas efetuadas diretamente no site das Pousadas de Juventude - www.pousadasjuventude.pt - não são abrangidas pela aplicação das condições comerciais dos programas de alojamento, disponíveis em https://pousadasjuventude.pt/pt/programas/.
21. Os horários de funcionamento das Pousadas de Juventude são:
a. Check In: a partir das 18h00m até 00h00m (após esta hora o acolhimento é efetuado pelo Recepcionista Noturno e a formalização do check-in realizada no período de funcionamento da receção, a partir das 08h00m).
b. Check Out: até às 12h00m.
c. Limpeza: 12h00m às 18h00m (neste período o acesso aos quartos poderá estar condicionado).
d. Silêncio: 00h00m às 08h00m.
Salas de Reunião:
e. Dia: 09h00m às 24h00m.
f. Manhã: 09h00m às 13h00m.
g. Tarde: 14h00m às 18h00m.
h. Noite: 20h00m às 24h00m.
Refeições:
i. Pequeno-Almoço: das 08h30m às 10h00m.
j. Almoço: das 12h30m às 14h00m.
k. Jantar: das 19h30m às 21h00m.

Nota: Os horários dos serviços de refeições podem sofrer alterações conforme a época do ano e especificidade de cada Pousada de Juventude.

Os horários e os serviços aqui mencionados poderão sofrer alterações sem aviso prévio.


22. Utilização das Pousadas de Juventude durante o surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da doença Covid-19:

As Pousadas de Juventude implementaram medidas de prevenção e minimização do risco de contágio, suportadas nas orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). É igualmente esperado que os hóspedes cumpram o seu importante papel na segurança individual e coletiva.


Obrigações Gerais:
Em todos os momentos, deverão ser cumpridas as precauções básicas de prevenção e controlo, em função das orientações emanadas pela DGS, incluindo os seguintes procedimentos gerais:
Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante, pelo menos, 20 segundos ou com uma solução de base alcoólica a 70%, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;

Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou utilizar lenço de papel que, seguidamente, deverá ser deitado para o lixo. Após tossir, espirrar ou mesmo assoar, higienizar devidamente as mãos evitando tocar nos olhos, nariz e boca;

Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os frequentadores das Pousadas de Juventude, evitando o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas. Manter sempre o distanciamento físico recomendado.

Por uma questão de segurança dos hóspedes e dos trabalhadores das Pousadas de Juventude, são aplicadas as seguintes medidas de cumprimento obrigatório:

a) A temperatura de cada hóspede é verificada à entrada da Pousada, não se procedendo ao registo da mesma ou de qualquer outra informação.

b) Hóspedes com temperatura igual ou superior a 38⁰ serão acompanhados de imediato ao espaço de isolamento definido e será prestada a assistência necessária (preferencialmente via telefone) e estabelecido contacto com o Serviço Nacional de Saúde, mantendo vigilância quanto a sintomas de tosse e dificuldades respiratórias dos hóspedes.

c) A utilização de máscara é obrigatória na circulação em espaços comuns.

d) Deverá atender à vigilância de sintomas de tosse e dificuldades respiratórias.

e) Deve ser respeitada a distância de segurança recomendada. Existem delimitações e fluxos de circulação nas áreas comuns das instalações, que devem ser respeitados por todos.


Estarão divulgados pela Pousada, posters informativos sobre procedimentos de prevenção, controlo e vigilância da COVID-19, que deverá ter sempre em atenção, permitindo ainda, através de QR Code, a leitura das Normas e Condições de utilização das Pousadas de Juventude.

Limpeza: a roupa de cama será mudada apenas no check-out ou se a estadia for superior a 7 dias. Todas as superfícies de contacto do quarto serão higienizadas e desinfetadas diariamente. As zonas públicas serão limpas e desinfetadas várias vezes por dia.

O pequeno-almoço será tomado preferencialmente em regime take-away, servido em unidades pré-preparadas com conteúdo adaptado. Pode, contudo, ser tomado na sala de refeições, por turnos previamente marcados aquando do check-in e limitado à disponibilidade de lugares autorizados.


Piscinas: por questões relacionadas com o surto do novo coronavírus poderá dar-se a necessidade de encerramento da piscina sem qualquer pré-aviso, não podendo ser aceite como motivo de cancelamento de reserva nem dando lugar a qualquer reembolso.

Balneários: os hóspedes deverão seguir as normas indicadas para utilização do balneário, nomeadamente a utilização exclusiva da cabine de duche atribuída ao seu quarto e o respeito pelo número máximo de utilizadores em simultâneo.


A recusa do cumprimento de alguma destas medidas, bem como a adoção de comportamentos que coloquem em risco os outros hóspedes e/ou trabalhadores das Pousadas de Juventude, levará ao impedimento imediato de utilização das instalações sem direito a reembolso.


Contacta-nos