ir para o conteúdo principal
Logo Pousadasdejuventude

Pousadas de Juventude alojam estudantes do Ensino Superior

Pousadas de Juventude alojam estudantes do Ensino Superior

Voltar
JUNHO 2021

Pousadas de Juventude alojam estudantes do Ensino Superior

share
Pousadas Juventude Alojam Estudantes Ensino Superior

Pousadas de Juventude alojam estudantes do Ensino Superior

Durante o ano letivo 2020/2021, as Pousadas de Juventude foram a casa de 66 estudantes, que viveram ao longo do período escolar em oito das unidades desta rede de alojamento, uma das maiores a nível nacional.

Neste vídeo, que conta com testemunhos recolhidos de norte a sul do país, vários estudantes revelam como foi a experiência, sendo destacada pela positiva a higiene e segurança dos espaços, mas também a simpatia dos trabalhadores.

Carlota Castro, natural da Madeira, admite querer repetir a experiência no ano que vem, enquanto André Félix, de Vila Nova de Gaia, sublinha a qualidade de vida que ganhou ao residir numa Pousada de Juventude mais perto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde estuda.

Em 2020, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, a Movijovem, entidade gestora das Pousadas de Juventude, mais do que duplicou a oferta de camas para alojamento dos estudantes das universidades e politécnicos, com um total superior a 500 vagas, disponíveis em localidades como Évora, Castelo Branco, Melgaço, Viana do Castelo ou Abrantes.

“A emancipação e a mobilidade de todos os jovens continua a ser a trave mestra da nossa missão social e o direito ao alojamento a preços sustentáveis é fundamental para garantir esses dois princípios”, sublinha a Movijovem. As Pousadas de Juventude, com um total de 42 unidades em Portugal Continental, retomaram no início de junho a atividade plena após alguns meses em que as unidades estiveram disponíveis para apoiar o combate à pandemia. Nesse período, todas as pousadas que tinham estudantes a residir mantiveram-se em pleno funcionamento.